Brasil e Mundo

Amazona desiste da Rio-2016: “meu cavalo não merece isso”

A amazona Adelinde Cornelissen desistiu de participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para poupar seu cavalo Parzival, que um dia antes de entrar na pista para a prova de adestramento por equipes ficou doente.

Apesar de Parzival ter se recuperado a tempo de competir e da liberação pelos veterinários da Federação Internacional de Esportes Equestres (FEI, na sigla inglês), Adelinde Cornelissen decidiu não colocar em risco a saúde do cavalo de 19 anos.

No Facebook, Adelinde Cornelissen contou os detalhes do dia de apreensão que viveu até tomar a decisão final na última quarta-feira. Ela chegou a entrar na pista, mas apenas fez uma saudação antes de abandonar.

“A fim de protegê-lo, eu desisti… Meu amigo, meu companheiro, o cavalo que deu tudo para mim por toda a sua vida não merece isso…. Então, eu saudei e deixei a arena”, disse.

Segundo a amazona, um dia antes da competição, Parzival apresentou febre acima de 40° C e dificuldades para engolir. “Após verificação dos veterinários, concluíram que ele foi mordido por um inseto, aranha ou algum tipo de animal que produz toxinas”, contou.

O tratamento aplicado, segundo ela, surtiu efeito. O cavalo teve uma melhora gradual ao longo das horas seguintes até ser liberado para competir por veterinários e pela federação. “O que fazer? Ele está apto agora, mas você sabe o que aconteceu ontem… Ninguém para me substituir caso eu desista…”, contou sobre o dilema que viveu.

Com a ausência de Adelinde Cornelissen, Holanda terminou a prova na quarta colocação. Se competisse, o país até poderia ter chegado a uma medalha, pois na prova por equipes quatro duplas se apresentam e a pior nota é descartada. Mas Adelinde Cornelissen não tem a menor dúvida que tomou a decisão correta. “Dois corações”, termina ela em seu texto.

Fonte: UOL

Amanda Brandão

Recent Posts

Unimar firma parceria com Wama para pesquisa em diagnóstico veterinário

Cooperação prevê a validação de equipamentos e a capacitação de alunos e profissionais (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília

Vítima foi socorrida pelo Samu, no Centro de Marília (Foto: Divulgação) Um idoso ficou gravemente…

15 horas ago

Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro nas distribuidoras

A Petrobras anunciou no fim da manhã desta sexta-feira (13) que vai reajustar o valor…

19 horas ago

EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo

O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (Ustr, do nome original inglês) anunciou que…

19 horas ago

Homem é preso após atacar mãe e padrasto com golpes de faca na zona sul

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante na noite desta quinta-feira (12) após…

19 horas ago

Supremo tem maioria para manter prisão preventiva de Daniel Vorcaro

Os ministros do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques formaram maioria…

19 horas ago

This website uses cookies.