Categories: Marília

Alunos transformam lixo em computadores para doação

Equipe do ReciclaEtec reforma equipamentos no laboratório da escola

Na Escola Técnica Estadual (Etec) Antonio Devisate, de Marília, lixo eletrônico vira computador pronto para uso por meio do projeto ReciclaEtec.

O projeto reutiliza equipamentos obsoletos e peças usadas para montar máquinas que são doadas a estudantes carentes e instituições beneficentes. A montagem é feita pelos alunos do curso técnico de Informática durante as aulas de hardware, sob a supervisão do professor Fábio Henrique Zanella Moura, coordenador do ReciclaEtec.

Há aproximadamente 300 máquinas prontas para ganhar um novo destino. Em três anos, cerca de 800 computadores já foram doados.

“O projeto é baseado na educação, na sustentabilidade e na inclusão social. Tiramos o lixo do meio ambiente, ensinamos aos alunos na prática e doamos a quem precisa”, diz Moura.

Uma das pessoas que recebeu um computador reformado pelo projeto foi Bruno Henrique Micheleti Sichciopi, de 19 anos. Quando ingressou no curso técnico de Informática, Bruno ainda não tinha seu próprio PC. Ao ganhar um, ele pôde se aprofundar nos estudos.

“Depois de receber um desktop, eu me interessei muito mais pelo curso. Entrei para o projeto e me tornei monitor. É muito gratificante montar um computador para doar a quem não tem um”, conta Bruno, que já está formado pela Etec e empregado como técnico em Informática.

História

Em 2011, a Etec começou a receber computadores obsoletos para serem utilizados durante as aulas de hardware. Mas foi na virada para 2013 que o projeto se tornou social, com a chegada de novos alunos, com novas ideias.  A escola realizou uma campanha, em parceria com a Prefeitura de Marília, para a coleta de lixo eletrônico.

Em paralelo, o Rotary Club identificou entidades carentes que necessitavam de doação de equipamentos e ofereceu voluntários para ajudar no trabalho de montagem de computadores. Em 2015, o ReciclaEtec foi premiado como o melhor projeto de ação social na 9ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps).

“Conseguimos mostrar que o que é obsoleto para um pode dar uma luz para outras pessoas”, diz a diretora da Etec de Marília, Claudia Mara Piloto da Silva Parolisi, que ressalta o aspecto educacional do projeto: “Além do trabalho pedagógico com os alunos, orientamos a comunidade sobre o descarte correto dos equipamentos eletrônicos e os cuidados com o meio ambiente”.

A escola recebe computadores, acessórios de informática, celulares e televisões. Para doar, entre em contato pelo telefone (14) 3413-3970. Saiba mais sobre o projeto no site.

Marília Notícia

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

34 minutos ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

34 minutos ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

34 minutos ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

34 minutos ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

34 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

34 minutos ago

This website uses cookies.