Segundo o Ministério da Educação, professores ministrando a disciplina de matemática na rede estadual de Marília somavam 712 pessoas em 2018, o segundo maior contingente – atrás apenas da matéria de português, com 730 docentes.
Mesmo assim, a quantidade não parece estar sendo suficiente. Muitos alunos vêm sofrendo com a falta de aulas regulares de matemática, principalmente na escola estadual Professor Antonio de Baptista, no Castelo Branco, zona Norte.
O funcionário público Rafael Viudes disse ao Marília Notícia que sua filha está matriculada no quinto ano do Ensino Fundamental naquela escola e há sete meses, aproximadamente, a garota vem tendo frequentes aulas vagas.
“São vários os dias da semana que ela chega contando que houve aula vaga e que a sala toda ficou no pátio sem fazer nada”, afirmou o pai.
Professores de licença médica e falta de substitutos seriam os motivos das aulas vagas, segundo Viudes. “Matemática é uma das matérias mais importantes de todo o currículo escolar. É uma disciplina fundamental”.
Sua preocupação é com um possível déficit de ensino que sua filha e os colegas podem incorrer em relação a alunos que recebem aulas de forma regular. Outros pais também estariam revoltados com a situação.
Reclamações já teriam sido feitas na direção da escola durante reuniões, mas o problema persiste.
Outro lado
A reportagem do MN procurou a assessoria de imprensa do Estado para cobrar uma solução ao problema. Em nota a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação informou que “na ausência do professor em questão, eventuais foram encaminhados para substituí-lo”.
“Ainda assim, em caso de indisponibilidade de eventual, é feito cronograma de reposição de modo a não haver prejuízo pedagógico aos alunos. Faltas não justificadas são descontadas”, continua a nota. “A Diretoria de Ensino está à disposição dos pais ou responsáveis pelos alunos para quaisquer esclarecimentos”.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.