Estudantes, funcionários e docentes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Marília, aderiram a um movimento de greve nesta semana.
Um pequeno grupo de alunos está acampado no Campus de Marília, onde os estudantes protestam contra os cortes no repasse de verba para as universidades estaduais e pelo “total descaso com o trabalho e com o ensino”, de acordo com o movimento.
Os estudantes também pedem a concessão de bolsas, melhorias na moradia e ampliação do Restaurante Universitário.
Já a Seção Sindical mariliense da Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp), divulgou uma nota com várias reivindicações, entre elas, a exigência de negociação para o reajuste de salários. No documento enviado à imprensa, os docentes se posicionam contra a quebra de isonomia entre as Universidades Estaduais Paulistas.
A Adunesp pede ainda a abertura das contas das três universidades públicas paulistas, em cumprimento à Lei da Transparência e à Lei de Acesso à Informação, e critica a PLC 257.
Uma nova assembleia deve ser realizada pelos docentes no próximo dia 8 de junho.
Direção da Unesp
A direção da Unesp de Marília, afirmou em nota, que em relação à paralisação dos estudantes, a direção sempre esteve aberta ao diálogo. “A direção recebeu e discutiu itens da pauta de reivindicações com os representantes dos alunos na última segunda-feira (30/5), e, no âmbito de sua competência, dará os encaminhamentos necessários dentro dos limites orçamentário e financeiros da Unidade”.
Sobre a pauta de reivindicação de reajuste salarial, a direção da universidade “reitera a importância das discussões e ressaltamos o conteúdo de nota de esclarecimento divulgado pela Reitoria desta Universidade que informa que o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), após reunião realizada em 30 de maio com o Fórum das Seis, que reúne representantes de servidores docentes e técnico-administrativos de USP, Unesp e Unicamp, manteve a sua proposta de reajuste de 3% sobre o salário de maio e que, no caso da Unesp, a instituição se comprometeu a conceder esse reajuste assim que as suas condições orçamentárias e financeiras permitirem”, finalizou.
Ainda segundo a Unesp, as atividades de atendimento ao público no Centro de Estudos e Educação da Saúde (CEES) continuam normalmente, bem como as atividades essenciais da Faculdade.
Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…
O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…
A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…
Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…
Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…
Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…
This website uses cookies.