Vitrine MN

Alunos de Direito da Unimar aprendem Criminologia com música

Metodologia estimula a criatividade e aprofundamento da matéria (Foto: Divulgação)

O curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) adotou uma metodologia inovadora, estimulando a criatividade e aprofundamento em Criminologia por meio de paródias musicais. A proposta idealizada pelo docente e procurador da República Jefferson Aparecido Dias, incentiva os alunos a traduzirem conteúdos densos da disciplina em canções e paródias, uma prática que transforma o aprendizado e fortalece o engajamento nas aulas.

Para o docente, esse modelo foi pensado para que o processo de aprendizagem dos acadêmicos fosse mais lúdico e engajante. “O objetivo é que os alunos façam paródias ou canções que expliquem temas atuais de Criminologia, que são densos, com muitas teorias que, no início, assustam os estudantes. Mas o resultado sempre é sensacional porque eles superam as expectativas. Neste ano, muitos usaram a inteligência artificial e outros apresentaram ao vivo, mas todos deram um verdadeiro show”, conta.

Ainda segundo o docente, o próximo passo é garantir que essas criações musicais tenham continuidade e impacto permanentes no ensino de Criminologia. “Agora pretendemos criar um repositório para eternizar essas experiências, pois servem de inspiração para outros alunos superarem limites e explorarem novas formas de ensinar e aprender. Estes são alunos do primeiro termo, recém-chegados à Universidade, que já conseguem transmitir assuntos complexos com leveza e tranquilidade”, complementa.

Proposta incentiva os alunos a traduzirem conteúdos densos da disciplina (Foto: Divulgação)

A acadêmica Jaqueline Martins, participante da iniciativa, revela como a paródia conduziu sua turma a novos níveis de entendimento. “Foi maravilhoso, porque a dificuldade da matéria foi superada com essa atividade lúdica. A gente se soltou, aprendeu mais, se aprofundou no tema e no ritmo musical. No começo, estávamos com vergonha de nos apresentarmos, mas foi surpreendente e muito bom compartilhar esse momento com os amigos, com descontração. Foi sensacional”, comemora.

A atividade facilitou a fixação do conteúdo e promoveu uma vivência coletiva e criativa, rompendo barreiras entre teoria e prática. Ao permitir que alunos do primeiro termo elaborem, com leveza, conteúdos complexos, desde conceitos, teorias até o uso de inteligência artificial, o curso fortaleceu um ambiente de aprendizagem ativo e colaborativo. A proposta representa um exemplo claro de como a Unimar inova na formação jurídica, abrindo espaço para metodologias que valorizam a participação do aluno, a interdisciplinaridade e a construção de um aprendizado significativo.

Marília Notícia

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

26 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.