Marília

Alunos participam do lançamento da campanha de combate ao trabalho infantil

(Foto: Divulgação)

O 12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil de Marília realizou neste 30 de maio a ação que marcou o lançamento da campanha de conscientização sobre o tema.

A campanha tem o objetivo de incentivar ações de combate à prática, além de disseminar a temática junto às escolas, famílias, sociedade civil organizada, jovens e a classe empresarial sobre as consequências do trabalho precoce.
 
O lançamento aconteceu na Secretaria Municipal da Educação, com os alunos do 4º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Célio Corradi. O evento foi marcado como a primeira ação realizada, em cumprimento da agenda devidamente planejada pela comissão com muitas outras ações que serão realizadas em junho: mês de combate ao trabalho infantil.
 
Os alunos presentes participaram da “Oficina Pedagógica para confecção de cartazes sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)”, momento este em que todos tiveram a oportunidade de ouvir sobre o tema, discutir, aprender e trazer contribuições pertinentes numa boa “roda de conversa”.
 
A culminância da proposta trabalhada foi a confecção de cartazes temáticos pelos alunos, que foram organizados  em grupos, onde todos puderam participar se expressando através da arte, utilizando como recursos recortes, pinturas com tintas, desenhos, textos e outras formas de expressão. Esses cartazes serão utilizados na passeata que acontecerá no dia 12 de junho de 2023, na rua São Luiz, sendo mais uma das ações para o mês de junho, organizada pela Comissão que é representada por várias secretarias: Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura, Direitos Humanos,  Educação e Saúde, bem como representantes da Educação Estadual e Conselho Municipal da Criança e Adolescente.
 
A programação para o mês de combate ao trabalho infantil inclui atividades educativas tais como, capacitação dos profissionais que atuam na Secretaria dos Direitos Humanos, roda de conversa com o Grêmio Estudantil das escolas estaduais do município por meio do encontro na Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem), roda de conversa com os adolescentes da MSE/LA (Medida Sócio Educativas Liberdade Assistida) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), passeata com os usuários do Serviço de Convivência e Formação de Vínculos (SCFV) de Padre Nóbrega na avenida São Luiz, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do no Centro de Convivência Casa do Pequeno Cidadão Santa Antonieta, Roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Teotônio Vilela, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do Cras Rosa Modelli, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do Centro de Convivência Casa do Pequeno Cidadão Padre Nóbrega, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do Centro de Convivência Casa do Pequeno Cidadão de Rosália, capacitação dos profissionais do Centro Pop, Abordagem Social e Creas sobre o Peti, roda de conversa com os aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).
 
A Secretaria Municipal da Educação fará a disseminação do tema através de material audiovisual enviado para todas as Emefs para divulgação, sensibilização e informação, fomentando a discussão e o diálogo com os alunos durante as aulas de informática. “Infância é tempo de sonhar, brincar e estudar. Trabalhar nesta fase da vida pode ter impactos negativos graves sobre o desenvolvimento físico e psicológico das crianças, além de prejudicar a formação escolar. Por isso a necessidade de falarmos e entendermos sobre o tema”, enfatizou a supervisora professora Daniela Rigoldi Del Nero Mota.

Marília Notícia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

1 dia ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

1 dia ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

1 dia ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

1 dia ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.