Foi lançado nesta terça-feira (9) o livro Ourinhos – A cidade da gente, produzido por estudantes da rede pública municipal. A informação é da Secretaria Municipal da Educação. A obra reúne textos de 10 turmas das Emefs Professora Amélia Abujamra Maron e Professor José Alves Martins, que pesquisaram patrimônios culturais e ambientais da cidade.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Editora Olhares, com apoio da CBA e viabilização pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), por meio do Ministério da Cultura.
De acordo com a pasta, cada turma selecionou um patrimônio local para investigar. Entre os temas pesquisados estão o rio Pardo, o bairro Jardim Itamaraty, a Estação Central e a cerâmica.
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participaram, contribuindo com textos sobre o tema “Mundo do trabalho – Memórias da EJA”. Um dos relatos publicados é o da aluna Renata de Abreu Pinto, que escreveu sobre a visita ao Senai. “Foi uma noite gratificante, em que a aprendizagem foi sobre qualificação de profissionais. Lá vimos que a modernidade está avançada, que antigamente não tínhamos essas máquinas como vimos lá. Hoje, temos cursos profissionalizantes. Antigamente não se precisava de curso para trabalhar. Hoje, sem um curso, não chegamos a lugar nenhum.”
O secretário municipal de Educação, Anderson Vieira, destacou na apresentação do livro que o projeto ampliou a relação dos estudantes com a cidade. Segundo o gestor da pasta, a rede municipal receberá 2.650 exemplares para uso didático.
“O projeto ‘A Cidade da Gente’ nos mostrou a riqueza de nosso município sob uma ótica diferente, com o apoio da população e do olhar de nossos alunos. Ao mapear memórias, espaços e histórias locais, os estudantes foram convidados a assumir uma postura investigativa, produzindo narrativas, imaginando transformações e expondo suas visões de futuro”, afirmou. Vieira acrescenta que o livro ajuda a aproximar crianças e jovens dos espaços urbanos que fazem parte de seu cotidiano.
A distribuidora do projeto informa que os exemplares serão destinados às escolas municipais e que uma versão digital está disponível no site www.acidadedagente.com.br. A obra integra a coleção A cidade da gente, que já publicou livros sobre mais de 40 cidades do país e completou 10 anos em 2025.
O livro conta ainda com a participação da escritora Luciana Nabuco e ilustrações de Olavo Costa e Jordí. Entre os profissionais envolvidos no projeto está também a jornalista e escritora Sibélia Zanon, além do Estúdio Rebimboca, responsável pela concepção gráfica.
Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…
Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…
Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…
Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…
Um homem foi preso em flagrante na noite desta sábado (24) após atropelar uma criança…
Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…
This website uses cookies.