Marília

Alunos da Famema reivindicam melhorias e sinalizam paralisação

Integrantes do Diretório Acadêmico reivindicaram melhorias durante a visita do candidato a governador Fernando Haddad, do PT (Foto: Redes Sociais)

Em assembleia realizada na última segunda-feira (12), os alunos da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) apontaram série de irregularidades na instituição e deliberaram sobre as medidas que devem ser adotadas para a cobrança de melhorias, entre elas há possibilidade de paralisação.

De acordo com o documento divulgado pelo Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder (Daca), que representa os estudantes de medicina da Famema, a instituição estaria sofrendo um “desmonte” com a autarquização, o sucateamento da educação e a falência da Fumes – entidade privada de direito público que gere a Famema.

O cenário teria gerado diversas consequências, “como a falta de professores, o conflito entre o uso do espaço do Hospital das Clínicas (HC) pela Famema e a ausência de pagamento das bolsas auxílio/monitoria.”

Sobre a bolsa-auxílio, os alunos explicam que foram concedidas 60 até 2019, no valor de R$ 500 por mês. Já a bolsa-monitoria era de R$ 400 mensais. O beneficio parou de ser pago porque a verba era destinada para o HC, na parte da saúde. Para que o repasse volte a ser feito, legalmente, um Projeto de Lei foi proposto e o governador tem até o final do ano para assinar.

Com relação à falta de professores, “há tempos, inúmeros funcionários da Fumes vêm sendo demitidos ou se aposentando sem reposição”. Em 2012 eram 268 professores. Atualmente são 165, segundo os estudantes. Um concurso foi aprovado este ano para a contratação de novos profissionais, porém, o Diretório questiona que os salários propostos são de 2008, o que deve desestimular a vinda de docentes qualificados.

Os alunos reclamam que encaminham ofícios e solicitações para a direção da faculdade há anos, mas a situação não foi resolvida.

DELIBERAÇÕES

Os alunos que participaram da assembleia votaram a favor de uma panfletagem e “agitação” nas redes sociais. Será divulgado um dossiê sobre os problemas apresentados, uma manifestação com cartazes, paralisação e ocupação por tempo indeterminado na sede da faculdade.

A próxima assembleia foi agendada para o dia 19 de setembro, “onde abordaremos os nossos encaminhamentos e nos organizaremos para começar a agir”, completa o Daca.

OUTRO LADO

Em nota, a assessoria da Famema informou que realiza concursos públicos para a contratação e reposição de professores.

“Em 2021 foram contratados 30 professores temporários. Em 2022 foi autorizada a contratação de 75 professores (mestres e doutores). Os primeiros editais para a realização dos concursos públicos serão abertos ainda nesta semana.

O repasse das bolsas de auxílio foi interrompido em 2019 devido à falta de amparo legal. Lei de bolsas para a Famema foi aprovada na Assembleia Legislativa e aguarda o decreto para regulamentação.

Alguns espaços da Famema e do HC/Famema são readequados para permitir as obras e reformas de ampliação do Hospital das Clínicas (HC).

A Diretoria da Famema reafirma que mantém o diálogo constante entre estudantes e a instituição, e que continua aberta para esclarecer questionamentos ou dúvidas e receber sugestões sobre as atividades acadêmicas na Faculdade de Medicina de Marília.”

Michele Correia

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

4 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

4 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

4 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

4 horas ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

4 horas ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

4 horas ago

This website uses cookies.