Integrantes do Diretório Acadêmico reivindicaram melhorias durante a visita do candidato a governador Fernando Haddad, do PT (Foto: Redes Sociais)
Em nova assembleia realizada nesta semana, o Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder (Daca) – que representa os estudantes da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) – decidiu agendar uma manifestação para este sábado (24) a partir das 17h30, em frente ao prédio estudantil, na avenida Monte Carmelo.
“Essa data foi escolhida porque ela é anterior às eleições (o que nos fornece maior poder de barganha) e porque ela coincide com o Erem (evento regional dos estudantes de Medicina) (…) Assim, muitos estudantes de Medicina do Brasil estarão aqui e participarão conosco da manifestação, o que vai nos dar muita visibilidade e força política”, aponta o Daca em postagem.
O Marília Notícia já havia noticiado a reivindicação de melhorias por parte dos alunos e a sinalização para uma paralisação na semana passada.
REUNIÃO EXPÕE CRISE
Documento divulgado à imprensa sobre uma reunião da Comissão do Internato, realizada nesta terça-feira (20), expõe alguns dos problemas citados pelos alunos, como a falta de docentes e dificuldade no ensino dentro do Hospital das Clínicas (HC).
“(…) inicia a reunião dizendo que estamos com problemas com a ginecologia. Diz que o dr.(…) pediu demissão, e que está havendo mutirão, e os docentes estão deixando os alunos sozinhos por conta disso”, diz trecho do documento. Por precaução, o MN preservou os nomes dos envolvidos.
Em outro trecho, é citada a dificuldade dentro do HC. “Diz que está havendo um desvio da função do profissional: (…) deveria estar com os alunos, mas está designado para cirurgia. Diz que o HC está prejudicando a Famema, estão impedindo o ensino dentro do hospital.”
“Enquanto a assistência ao aluno não volte, o sexto ano não vai voltar para o estágio”, finaliza o documento.
EXIGÊNCIAS DOS ALUNOS
OUTRO LADO
Em nota, a assessoria da Famema informa que realiza concursos públicos para a contratação e reposição de professores.
“Em 2021 foram contratados 30 professores temporários. Em 2022 foi autorizada a contratação de 75 professores (mestres e doutores). Os primeiros editais para a realização dos concursos públicos já foram abertos.
O repasse das bolsas de auxílio foi interrompido em 2019 devido à falta de amparo legal. Lei de bolsas para a Famema foi aprovada na Assembleia Legislativa e aguarda o decreto para regulamentação.
Alguns espaços da Famema e do HC/Famema são readequados para permitir as obras e reformas de ampliação do Hospital das Clínicas (HC).
A Diretoria da Famema reafirma que mantém o diálogo constante entre estudantes e a instituição, e que continua aberta para esclarecer questionamentos ou dúvidas e receber sugestões sobre as atividades acadêmicas na Faculdade de Medicina de Marília.”
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.