Marília

Daniel Alonso participa da reinauguração da galeria do STF

(Foto: Divulgação)

“Havia o espírito de patriotismo, de proteção à democracia e da preservação da história desta suprema instituição”, assim, definiu o prefeito de Marília, Daniel Alonso (sem partido), em relação à cerimônia de reinauguração da galeria dos ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF). O evento foi realizado nesta última quarta-feira (22), em Brasília/DF.

Convidado pela Corte para participar da solenidade conduzida pela atual presidente, ministra Rosa Weber, o chefe do Poder Executivo municipal dialogou com todos os atuais ministros do STF e também com ex-ministros, a exemplo do magistrado Joaquim Barbosa. A cerimônia marcou a reabertura da galeria dos ex-presidentes após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O mariliense Dias Toffoli, um dos 13 ministros do Supremo e que, no período de 2018 a 2020, presidiu o STF, discursou na solenidade e citou, em determinado momento da fala, a cidade de Marília.

Prefeito Daniel Alonso ao lado do ministro Dias Toffoli (Foto: Divulgação)

Além da foto de Dias Toffoli, a reinauguração contemplou as fotos da ministra Carmen Lúcia – presidente do STF de 2016 a 2018 – e Luiz Fux, magistrado que presidiu a Corte máxima da ordem jurídica brasileira de 2020 a 2022.

O prefeito de Marília lembra que a ministra Rosa Weber, atual presidente da Corte, se referiu ao fatídico 8 de janeiro como o “dia da infâmia”. Naquela data, o Distrito Federal foi tomado por vândalos que investiram contra prédios e símbolos do Estado Democrático de Direito.

Manifestantes radicais invadiram o prédio histórico do STF e outros locais – como o Congresso Nacional e o Palácio do Alvorada -, que foram destruídos. “A ordem democrática foi restabelecida, a segurança jurídica de nossa nação também. O Supremo Tribunal Federal é o guardião da nossa Constituição e, por isso, ao ser convidado para estar aqui em Brasília fiz questão de comparecer e cumprimentar a todos os ministros que formam a Corte. Também estive com ex-ministros, como Joaquim Barbosa e Ayres Britto”, relata o prefeito de Marília.

Alonso posa ao lado do ex-ministro Joaquim Barbosa (Foto: Divulgação)

Alonso destaca ainda as presenças de lideranças políticas, como o ex-presidente da Câmara dos Deputados, ex-deputado Rodrigo Maia.

O prefeito de Marília está no Distrito Federal em viagem oficial, onde tem percorrido gabinetes de parlamentares e Ministérios em busca de recursos federais e convênios para fortalecimento da Saúde, Educação e Assistência Social. “A interlocução com os novos agentes públicos que formam o Congresso e ocupam os postos estratégicos do novo governo é imprescindível para o êxito de Marília”, conclui.

Carolina Rolta

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

2 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

2 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

2 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

2 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

2 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

2 horas ago

This website uses cookies.