(Foto: Divulgação)
“Havia o espírito de patriotismo, de proteção à democracia e da preservação da história desta suprema instituição”, assim, definiu o prefeito de Marília, Daniel Alonso (sem partido), em relação à cerimônia de reinauguração da galeria dos ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF). O evento foi realizado nesta última quarta-feira (22), em Brasília/DF.
Convidado pela Corte para participar da solenidade conduzida pela atual presidente, ministra Rosa Weber, o chefe do Poder Executivo municipal dialogou com todos os atuais ministros do STF e também com ex-ministros, a exemplo do magistrado Joaquim Barbosa. A cerimônia marcou a reabertura da galeria dos ex-presidentes após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
O mariliense Dias Toffoli, um dos 13 ministros do Supremo e que, no período de 2018 a 2020, presidiu o STF, discursou na solenidade e citou, em determinado momento da fala, a cidade de Marília.
Prefeito Daniel Alonso ao lado do ministro Dias Toffoli (Foto: Divulgação)
Além da foto de Dias Toffoli, a reinauguração contemplou as fotos da ministra Carmen Lúcia – presidente do STF de 2016 a 2018 – e Luiz Fux, magistrado que presidiu a Corte máxima da ordem jurídica brasileira de 2020 a 2022.
O prefeito de Marília lembra que a ministra Rosa Weber, atual presidente da Corte, se referiu ao fatídico 8 de janeiro como o “dia da infâmia”. Naquela data, o Distrito Federal foi tomado por vândalos que investiram contra prédios e símbolos do Estado Democrático de Direito.
Manifestantes radicais invadiram o prédio histórico do STF e outros locais – como o Congresso Nacional e o Palácio do Alvorada -, que foram destruídos. “A ordem democrática foi restabelecida, a segurança jurídica de nossa nação também. O Supremo Tribunal Federal é o guardião da nossa Constituição e, por isso, ao ser convidado para estar aqui em Brasília fiz questão de comparecer e cumprimentar a todos os ministros que formam a Corte. Também estive com ex-ministros, como Joaquim Barbosa e Ayres Britto”, relata o prefeito de Marília.
Alonso posa ao lado do ex-ministro Joaquim Barbosa (Foto: Divulgação)
Alonso destaca ainda as presenças de lideranças políticas, como o ex-presidente da Câmara dos Deputados, ex-deputado Rodrigo Maia.
O prefeito de Marília está no Distrito Federal em viagem oficial, onde tem percorrido gabinetes de parlamentares e Ministérios em busca de recursos federais e convênios para fortalecimento da Saúde, Educação e Assistência Social. “A interlocução com os novos agentes públicos que formam o Congresso e ocupam os postos estratégicos do novo governo é imprescindível para o êxito de Marília”, conclui.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.