Categories: Marília

Aliado de Camarinha e mais nove são exonerados do DAEM

Benedito Donizeti Alves

Dez servidores que ocupavam cargos comissionados no DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília) foram exonerados na última quinta-feira (3) em Marília. O mais conhecido entre os que perderam os cargos é o ex-vereador Benedito Donizeti Alves, o Donizetinho, aliado do prefeito Vinícius Camarinha e do deputado federal Abelardo Camarinha.

Ele exercia a função de Coordenador de Controle e Abastecimento do DAEM, cargo que exige conhecimento técnico (o qual ele não possui). A ONG Matra (Marília Transparente) acusou Donizetinho de só estar no cargo por jogo político e não competência técnica.

A partir de informações fornecidas pela Matra, o Ministério Público propôs uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra cargos comissionados de coordenadoria no Daem. O TJ deferiu liminar e o Daem foi obrigado a revogar portarias de nomeação.

Entre os que saíram do DAEM, estão: Rafael da Silva de Souza, Sueli Eulália Amartielo Médola, Karina Andrea Turola Passos Françoso, Affonso Celso Silva e Mello, João Carlos Rossi Luccas, Daniel de Souza Ferreira, José Paulo Martins Dal Ponte, Sérgio Ricardo Lopes Pinto e José de Pieri Jr.

Veja a nota que a Matra divulgou:

“Procurando acompanhar os atos da Administração Pública e visando a promoção da ética e a prevalência do princípio da moralidade, em maio a MATRA apresentou uma representação ao Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo para reconhecer a inconstitucionalidade da Lei Municipal que organiza e estrutura o sistema administrativo do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), na parte em que cria cargos de livre nomeação, sem necessidade de concurso público, como é o caso de coordenadorias.

Como sempre, a MATRA, que não é contra pessoas, mas a favor de princípios, procurou, com sua atuação, afastar a ilegalidade verificada da nomeação sem concurso de pessoas para trabalharem na autarquia municipal.

Os cargos em questão têm tarefas eminentemente técnicas e operacionais, por isso não podem ser classificados como de confiança e devem ser ocupados por servidores aprovados em concurso público. As atividades relativas a esses cargos não têm conotação de direção, chefia e assessoramento, possuindo, na verdade, incumbências meramente técnicas, que são típicas de ocupantes de cargos efetivos e não de pessoas indicadas normalmente por motivação política.

Assim, com base nas informações e fundamentos apresentados pela MATRA, o MP (Ministério Público) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o TJ (Tribunal de Justiça), que deferiu liminar no último dia 25 de junho e suspendeu a eficácia da lei que criou os cargos de coordenadores.

Para a MATRA, não é justo e legal que tais cargos sejam ocupados muitas vezes por indicação política, pois deve ser dada a oportunidade para todos os marilienses concorrerem aos cargos por seus próprios méritos mediante aprovação em concurso público. Este meio – democrático – garante a verificação das qualificações e do mérito das pessoas que pretendem ingressar no serviço público. Além disso, a Constituição Federal de 1988 não permite mais que cargos técnicos sejam objeto de apadrinhamento político. Devem ocupar os cargos aqueles que possuem capacidade técnica e não somente os que estão próximos ao poder.

O próprio Daem recentemente deu mostras do uso político desses cargos de coordenação, como foi a nomeação de Alexander Mognon, originário de São Bernardo do Campo, para ocupar o cargo de Coordenador de Gabinete. Também haviam sido nomeados para cargos de coordenação na autarquia dois candidatos a vereador derrotados na última eleição.

Sobre essa questão, a MATRA verificou também que há inconstitucionalidade em cargos comissionados da Câmara, Prefeitura e Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília). Quanto à Câmara, a entidade já apresentou representação objetivando o mesmo fim. Já com referência à Prefeitura e à Emdurb a organização está juntando elementos para promover igual representação.”

Marília Notícia

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

6 horas ago

This website uses cookies.