Servidores protestaram nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)
Mais de 50 agentes penitenciários realizaram protesto na manhã desta sexta-feira (11) em frente aos Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Gália (distante 53 quilômetros de Marília) I e II.
Eles reivindicaram urgência na inauguração das unidades, para que possam trabalhar próximos de suas casas e familiares.
A mobilização foi organizada pelo Fórum Penitenciário Permanente, formado pelo Sifuspesp, Sindasp e Sindcop, entidades sindicais que representam os trabalhadores do sistema prisional de São Paulo.
O governo estadual tentou fazer a cogestão de Gália I e II com a iniciativa privada, mas no último dia 20 de novembro, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) anulou o edital licitação não só dos CDPs, mas também da Penitenciária de Registro e ainda do CDP de Aguaí.
As unidades prisionais estão prontas há um ano e meio, custaram R$ 95 milhões para construção, além de mais um R$ 1 milhão para manutenção, mesmo estando fechada neste período, com gastos para pagamento de energia, segurança, materiais para uso do CDP, entre outros.
Devido ao volume de gastos de dinheiro público, a situação será denunciada ao Ministério Público pelo Fórum Penitenciário Permanente.
Enquanto isso, ao menos 300 servidores do sistema prisional aguardam transferência para Gália I e II.
O protesto teve a presença de servidores residentes na região de Gália, mas que trabalham em várias outras regiões de todo o Estado, como Araraquara, Ribeirão Preto, capital e região metropolitana de São Paulo.
A capacidade de Gália I e II é para 823 detentos. Durante o protesto, os manifestantes reivindicaram ainda celeridade não só nas transferências, mas também a nomeação de concursados.
Há um forte déficit no número de funcionários no sistema prisional de São Paulo devido a centenas de aposentadorias e aos afastamentos por conta da pandemia.
O Marília Notícia entrou em contato com a SAP pedindo um posicionamento sobre a previsão da inauguração dos CDPs, mas até o fechamento desta reportagem não houve retorno. O espaço segue aberto.
Mais de 50 servidores estiveram na mobilização (Foto: Divulgação)
CEO da Rock World, Luís Justo, vai palestrar em Marília no próximo dia 12 (Foto:…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…
As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…
Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…
Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…
Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…
This website uses cookies.