Marília

Afetada pela seca, represa Cascata segue sem previsão de desassoreamento

Estiagem de mais de cem dias expõe barrancos e bancos de areia na Represa Cascata (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

Atingida por uma estiagem que já ultrapassou 100 dias em 2023, a represa Cascata está cada vez menor. A exposição dos barrancos de entorno e de bancos de areia expõem a agonia da principal fonte de abastecimento de água da zona leste de Marília.

Apesar do excesso de areia, não há previsão de desassoreamento da represa pela Prefeitura de Marília. A obra é de responsabilidade do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), que gerencia a captação de água.

Em resposta a requerimento enviado pela Câmara Municipal de Marília, o presidente da autarquia, Ricardo Hatori, informou, na última terça-feira (19), que seria necessária a execução de um projeto específico para “quantificação de serviços e custos”.

“Também é necessário a obtenção das licenças ambientais que irão definir a correta disposição do material a ser retirado, tendo em vista que não pode ser direcionado para qualquer local”, complementou Hatori.

NÍVEIS BAIXOS

O reservatório do Cascata era o único em situação de ‘alerta’, segundo classificação do Daem, até a atualização das 10 horas da manhã desta quinta-feira (21). As porcentagens são ajustadas de hora em hora na página de Reservação Diária [clique aqui]. Bairros da zona Leste, como Maria Izabel, Jardim Tropical e Parque das Esmeraldas, sofriam com falta de água e baixa pressão nas torneiras ontem (20).

Até então, o reservatório da Cascata estava com 47% de sua capacidade de armazenamento de água. Os do Distrito Industrial e do Acapulco apareciam pela metade – limite técnico para que também pudessem entrar no ‘status’ de alerta.

O Daem tem orientado a população a evitar o desperdício de água, seja com redução do tempo de banho ou em hábitos comuns da população, como a limpeza de calçadas e de áreas de serviço.

Por outro lado, a falta do abastecimento de água tem sido recorrente na cidade, conforme o MN tem publicado frequentemente. O serviço está em processo de licitação pela Prefeitura de Marília.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Rafael foi morto em Marília e teve seu corpo incendiado em Pompeia (Foto: Redes sociais)…

2 horas ago

PF faz operação contra a Rioprevidência por aplicações no Banco Master

A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Barco de Papel,…

2 horas ago

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para…

2 horas ago

Receita nega aumento de imposto para professores com novo piso

A Receita Federal rebateu, na noite desta quinta-feira (22), informações falsas que circulam nas redes…

3 horas ago

Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras

A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…

3 horas ago

Avenida Yusaburo Sasazaki passa por manutenção para melhorar tráfego em Marília

Máquina da Prefeitura trabalhando na Yusaburo Sasazaki, na zona norte de Marília (Foto: Divulgação) A…

3 horas ago

This website uses cookies.