Marília e região

Administrador e advogado lideram profissionais com diploma

Mais de 43,4 mil moradores possuem ensino superior completo na cidade (Foto: Marília Notícia)

Dados divulgados pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 43.457 moradores de Marília possuem ensino superior completo, o que representa 18,29% da população da cidade, estimada em 237.627 habitantes. Desse total, 18.586 são homens (42,77%) e 24.870 mulheres (57,23%).

As áreas de formação com maior representatividade são Negócios, Administração e Direito, com 15.865 profissionais (36,51%), seguidas por Saúde e Bem-Estar, que soma 8.172 formados (18,80%). Dentro do grupo líder, destacam-se 7.464 profissionais em Gestão e Administração (17,18%) e 5.535 em Direito (12,74%).

A área da Saúde e Bem-Estar abrange 2.730 profissionais de Promoção, Prevenção, Terapia e Reabilitação, 1.607 de Enfermagem, 1.535 de Medicina e 1.026 de Odontologia. Já o setor da Educação conta com 5.153 formados, dos quais 4.539 são professores sem área específica, representando 10,44% do total de diplomados.

Outras áreas com grande presença são Engenharia, Produção e Construção, que soma 3.919 profissionais, com destaque para Engenharia Civil (921) e Arquitetura e Planejamento Urbano (586). No setor de Computação e Tecnologia da Informação, são 1.588 formados, sendo 729 em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas e 719 em Ciência da Computação.

O campo das Artes e Humanidades registra 2.315 graduados, com ênfase em Letras (886), enquanto Ciências Sociais, Comunicação e Informação reúne 2.862 formados, incluindo 1.362 psicólogos. No setor de Agricultura, Silvicultura, Pesca e Veterinária, há 1.236 graduados, sendo 695 em Produção Agrícola, Agropecuária e Zootecnia e 484 em Veterinária.

Outras áreas incluem Ciências Naturais, Matemática e Estatística (946 formados), Serviços (380) e um grupo de 1.021 pessoas que não especificaram sua graduação ao IBGE.

Fernanda Mesquita Serva acredita que ensino superior continuará crescendo nos próximos anos (Foto: Alexandre de Souza)

A Universidade de Marília (Unimar), que completará 70 anos no próximo ano, tem um histórico significativo na formação acadêmica da cidade. Com mais de 130 mil egressos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, a instituição é reconhecida principalmente nas áreas de Negócios, Administração e Direito, Saúde e Bem-Estar e Educação.

“Há uma forte relação entre os dados do IBGE e os cursos oferecidos pela Unimar. Nosso curso de Direito, por exemplo, completou 35 anos no ano passado e tem formação em todos os níveis, da graduação ao doutorado. Já o curso de Medicina recebeu sua 34ª turma neste ano. A Unimar também foi pioneira ao criar o primeiro curso privado de Medicina Veterinária de São Paulo”, destaca a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária, professora doutora Fernanda Mesquita Serva.

Ela também observa um crescimento na procura por cursos de Tecnologia, Saúde e Agronegócio. “A demanda pelo mercado de tecnologia impulsiona cursos de Computação e Tecnologia da Informação. A Saúde também segue em alta, com destaque para Medicina, Biomedicina, Enfermagem e Psicologia. O Agronegócio, setor estratégico da economia, também tem atraído mais estudantes, além do crescimento expressivo nas matrículas de cursos EaD”, afirma.

Para Fernanda, a educação superior deve continuar evoluindo com maior integração tecnológica e flexibilização do ensino. “As instituições que investirem em ensino digital, inovação e parcerias com empresas e indústrias estarão mais preparadas para atender às exigências do mercado e formar profissionais qualificados para o futuro”, conclui.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

14 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

14 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

14 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

14 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

22 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.