Marília

Servidor do Daem é afastado por mineração de criptomoeda

Caso foi repercutido por sites especializados (Foto: Divulgação)

Processo administrativo instaurado contra um funcionário do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) terminou com a suspensão do servidor pelo prazo de 90 dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (7).

O trabalhador é acusado de mineração de criptomoedas durante o expediente. O Marília Notícia acompanhou a abertura da investigação em maio do ano passado. O caso, inclusive, chegou a ter grande repercussão em sites especializados no assunto.

“Ele [servidor acusado] faz isso na sala em que exerce suas funções, de forma ininterrupta, inclusive durante o horário de expediente, utilizando-se da energia do Daem para seus equipamentos particulares, que incluem placa de vídeo, computador e ar-condicionado portátil, que permanecia voltado para os demais aparelhos utilizados na ‘mineração’ para resfriá-los”, diz trecho da denúncia.

A portaria publicada na edição do Domm desta quinta aponta que o servidor não tem maus antecedentes disciplinares, e que negou todas as acusações. Afirmou que ar-condicionado foi instalado por recomendação do técnico de Segurança do Trabalho e que jamais baixou qualquer programa no computador para mineração de criptomoedas.

A portaria traz a publicação dos depoimentos das testemunhas e também dos funcionários da autarquia. Os ouvidos apontaram que o acusado é um bom funcionário e que nunca presenciaram nenhuma prática de atividade diferente durante o horário de serviço.

Apesar da boa defesa, o documento salienta que “há farta prova documental nos autos (fotos e gravações) que demonstram, incólume de dúvidas, que o servidor acusado utilizou computador e a energia elétrica da autarquia para desenvolver atividade estranha ao seu serviço (mineração de criptomoedas) objetivando proveito pessoal.”

Por fim, com base nas informações colhidas, a comissão responsável pela investigação do caso decidiu por não aplicar a penalidade de demissão, mas suspendeu o servidor por 90 dias.

Michele Correia

Recent Posts

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

29 minutos ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

1 hora ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

1 hora ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

1 hora ago

Acusado de homicídio após discussão em Ocauçu vai a júri popular, decide a Justiça

Hiago Santos foi morto com um tiro em Ocauçu (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília…

1 hora ago

Juíza adia júri de acusado da ‘Guerra do Tráfico’ e remarca julgamento para setembro

A Justiça de Presidente Prudente - onde ocorrem os julgamentos do caso - decidiu adiar…

1 hora ago

This website uses cookies.