Polícia

Acusado de envolvimento em homicídio é denunciado pelo MP

Vítima tenta fugir de assassinos no Jardim Santa Antonieta, zona Norte de Marília (Foto: Reprodução)

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) denunciou Johnny Matheus da Silva de 22 anos para a Justiça de Marília, por envolvimento no assassinato de Jacy Félix da Silva, de 44 anos, praticado em outubro deste ano no Jardim Santa Antonieta, zona Norte.

A vítima foi violentamente espancada com golpes desferidos por um pedaço de madeira, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motivo do homicídio seria dívida de drogas.

De acordo com a acusação feita pelo promotor Rafael Abujamra, o inquérito policial apontou que, no dia 11 de outubro de 2022, às 03h50, na rua Irineu Dávila Garcia, impelido por motivo torpe, o acusado teria prestado auxílio material e moral para que dois menores de idade de 16 e 17 anos, com emprego recurso que dificultou a defesa da vítima e de meio cruel, matassem Jacy Felix da Silva. O rapaz teria corrompido adolescentes para a prática do homicídio.

Segundo apurado pela Polícia Civil, o jovem é suspeito de comandar um ponto de venda de droga. Os menores de idade supostamente trabalhavam para ele, no gerenciamento e comercialização dos entorpecentes.

No dia dos fatos, impelido pelo torpe motivo de dívida de drogas contraída pela vítima com seu ponto, o acusado e os menores foram atrás d de Jacy.

De acordo com a Promotoria, o rapaz conduziu o veículo Volkswagen Gol de cor prata, pertencente a um dos menores. O carro tinha os dois adolescentes como passageiros. O trio teria visto a vítima e passaram a persegui-la. Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que Jacy Felix fugia dos três.

Ao alcançarem Jacy, os adolescentes iniciaram uma sessão de espancamento. Eles estariam cumprindo ordens de Johnny Matheus da Silva. A ação teria dificultado a defesa da vítima, pois em franca superioridade numérica e sem que a vítima esperasse brutal ataque, foi agredida de forma violenta e cruel, causando sofrimento psicológico atroz e desnecessário, com golpes de um pedaço de madeira na cabeça.

Conforme o MP, na sequência, o acusado deu fuga aos comparsas mirins no veículo usado para perseguir Jacy. O menor de 17 anos confessou a prática delitiva. Johnny negou envolvimento e afirmou não ter visto as agressões sofridas pela vítima, sabendo apenas depois do que havia ocorrido.

Johnny Matheus da Silva foi denunciado pelo promotor Rafael Abujamra, acusado de homicídio qualificado e corrupção de menores. Ele também pediu a prisão preventiva do suspeito.

“Por fim, encampo a representação da autoridade policial, a fim de que seja decretada a prisão preventiva do denunciado. Presentes situações que autorizam a prisão preventiva. É evidente que, solto, o denunciado encontrará os mesmos estímulos que o levaram à prática criminosa. Ao que consta, não trabalha e é traficante de drogas, estando associado com outros indivíduos, sendo responsável pelo comando do comércio”, diz o promotor na ação.

Abujamra afirmou que a prisão preventiva deveria ser decretada como forma de preservação da ordem pública, sendo necessária para a instrução criminal e importante garantia da futura aplicação da lei penal. O promotor disse ainda na denúncia que a ordem pública é um dos fundamentos da prisão preventiva, consistente na tranquilidade no meio social.

“Quando tal tranquilidade se vê ameaçada, como no caso dos autos, deve ser decretada a prisão preventiva, a fim de evitar que o agente, solto, continue a delinquir. A necessidade de se prevenir a reprodução de novos delitos é motivação bastante para prendê-los. A custódia preventiva é uma forma eficaz de se assegurar a futura aplicação da pena, que será fatalmente frustrada caso, desde logo, não se prenda o agente”, finaliza Rafael Abujamra.

Alcyr Netto

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

3 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

8 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

12 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

12 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

12 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

12 horas ago

This website uses cookies.