A auxiliar de limpeza Regiane Cadina, moradora do bairro Nova Marília, zona sul da cidade, viveu momentos de desespero ao ser picada por um escorpião dentro de casa, enquanto dormia. O caso ilustra um problema crescente no município: os acidentes com o animal peçonhento aumentaram 62% em 2025.
“Eu estava dormindo quando senti a picada. Me levantei para ver o que tinha acontecido e o escorpião estava na minha cama. Já encontramos vários outros aqui em casa, inclusive meu netinho também já se deparou com escorpião”, contou Regiane.
O relato faz parte da realidade de muitos moradores de Marília. Dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde mostram que, do início de 2025 até 6 de setembro, foram registrados 184 casos de acidentes com escorpiões. O número já supera o total de todo o ano passado, que terminou com 183 ocorrências.
A comparação com anos anteriores revela a gravidade do problema: foram 113 casos no mesmo período em 2024, 117 em 2023, 93 em 2022, 92 em 2021, 67 em 2020 e 81 em 2019.
FOCO DE INFESTAÇÃO
Moradores da zona sul afirmam que a infestação está relacionada a um terreno baldio ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil Catavento, onde há acúmulo de entulho e sujeira.
OUTRO LADO
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os escorpiões têm o inverno, época de estiagem, como um período de reprodução, onde fêmeas produzem mais veneno para proteger seus filhotes. Eles buscam ambientes mais seguros em casas devido ao frio, aumentando a procriação.
“Cuidados como vedar frestas, manter ambientes limpos e eliminar acúmulos de lixo, entulhos e baratas são cruciais para evitar que eles se instalem e se reproduzam”, afirmou em nota.
A Prefeitura afirmou que muitos moradores estão despejando restos em terrenos nessa região, gerando o problema. Por isso, a Prefeitura já vem notificando os proprietários de terrenos para a devida limpeza imediata. Caso contrário, o serviço será feito pelo município com cobrança pelo trabalho, aplicando-se a multa de acordo com a legislação municipal.
“A área da Emei Cata-Vento, localizada no bairro Domingos de Léo, na zona Sul, está com a manutenção em ordem. O problema ocorre em terrenos particulares naquela região, por despejo de restos de material pelos moradores”, finalizou a Prefeitura.
O Exército Brasileiro realiza na próxima quarta-feira (4) às 9h, no Setor Militar Urbano (SMU), em…
Um vídeo que foi parar nas redes sociais mostra um homem, em um ponto de…
Doses serão aplicadas por ordem de chegada (Foto: Divulgação) A primeira ação de vacinação antirrábica…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta sexta-feira (30), uma cirurgia de catarata…
Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja…
Cena aconteceu em frente a um bar no bairro Santa Antonieta (Imagem: Reprodução/Redes Sociais) A…
This website uses cookies.