A Prefeitura de Marília divulgou na manhã desta segunda-feira (19) o balanço da ação de Bloqueio de Controle de Criadouros (BCC) realizada no último sábado (17) em três regiões da cidade.
A iniciativa ocorreu nas áreas de abrangência das unidades de saúde Nova Marília, Jardim Renata e Lácio, com foco na prevenção e no controle da dengue.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os agentes realizaram 700 visitas domiciliares em 32 quadras das zonas norte, sul e leste. Do total, 434 imóveis estavam abertos (62%), 255 fechados (36,7%) e houve nove recusas (1,3%), quando os moradores não autorizaram a entrada dos profissionais. Durante a ação, foram coletadas nove amostras de larvas.
De acordo com a pasta, a mobilização envolveu 21 profissionais, entre agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e supervisores. O objetivo foi eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, reduzindo o risco de transmissão.
As visitas ocorreram na área da USF Aeroporto, no bairro Colibri, onde foram vistoriadas 340 casas em 19 quadras, com 207 imóveis abertos e 133 fechados, sem coleta de amostras. Na UBS Nova Marília, foram 250 casas visitadas em oito quadras, sendo 154 abertas, 88 fechadas, oito recusas e nove amostras coletadas. Já na USF Lácio, no condomínio Esmeralda Residence, foram 110 imóveis, com 73 abertos, 36 fechados, uma recusa e nenhuma amostra coletada.
Até o momento, o município registra três casos confirmados de dengue em 2026, conforme a Secretaria da Saúde: um no bairro Nova Marília, um no Jardim Colibri e um no Jardim Renata.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, avaliou a ação como positiva. “Só tenho que agradecer o empenho de todos os agentes de saúde e dos supervisores. O saldo foi positivo e vamos continuar com as ações em todas as regiões da cidade para fazermos o enfrentamento à dengue. É fundamental que a população seja a nossa grande parceira, fazendo a vistoria semanal em suas casas e também permitindo o acesso do agente. Só desta forma, a gente consegue vencer a dengue.”
A supervisora da Divisão de Zoonoses, Talita Rodrigues, destacou o trabalho realizado nas áreas com registros da doença. “Fizemos o controle de vetores e o bloqueio de criadouros nas áreas em que tivemos casos positivos. Foram 700 imóveis visitados, com 434 abertos, quando os nossos agentes passaram orientações e mostraram os possíveis locais que podem acumular água na residência. Nessa época de chuva, o morador tem que ficar mais atento ainda, pois qualquer local com água parada vira um criadouro do mosquito. Essas ações serão mantidas em todas as regiões para fazermos o controle e a prevenção.”
Parcerias envolvem os programas Todas in-Rede, Polo de Empregabilidade Inclusiva e Centro TEA Paulista (Foto:…
Lançamento de uma vacina inédita e 100% brasileira contra a dengue ocorreu no domingo (Foto:…
Trabalhos estavam paralisados devido à necessidade de remoção de um poste (Foto: Divulgação) A Prefeitura…
Intervenções durante o recesso priorizam segurança no entorno das unidades (Foto: Divulgação) A Prefeitura de…
Dra. Mariana Saroa de Souza é advogada de direito do trabalho empresarial (Foto: Divulgação) O…
Vítimas foram mortas ao descerem de ônibus nas margens da SP-294 em Marília (Foto: Arquivo/Marília…
This website uses cookies.