Acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade de Marília (Unimar) realizam campanhas de vacinação nas empresas mariliense. A iniciativa é destaque entre os projetos de curricularização da extensão, que geram, ao mesmo tempo, a prestação de serviços em saúde e o aprendizado prático para a graduação. Recentemente os alunos estiveram na Paschoalotto Serviços Financeiros.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Unimar, Profa. Dra. Tereza Laís Menegucci Zutin, essas atividades externas junto a empresas e indústrias contribuem no desenvolvimento técnico e humano dos acadêmicos.
“Um curso de graduação não se faz sozinho”, diz ela, que enaltece a importância da parceria com a Paschoalotto, localizada em um prédio anexo ao campus.
A metodologia ativa integra o curso de Enfermagem da Unimar desde o princípio, com o desenvolvimento de práticas para os projetos de curricularização da extensão, em que os acadêmicos recebem novas atribuições gradativamente conforme o nível de aprendizagem em que estão.
No primeiro semestre, os acadêmicos de Enfermagem contribuíram com a cobertura vacinal de Influenza. Somente na Paschoalotto foram 700 doses aplicadas e, na última semana de setembro, mais um dia de imunização foi organizado para oferecer a oportunidade aos que perderam a campanha e aos novos funcionários da empresa, que ainda não tinham sido vacinados neste ano.
De acordo com a docente das disciplinas de Práticas II e III, Profa Me. Lívia Faria Orso, que acompanhou e supervisionou a ação de vacinação, o enfermeiro acompanha toda a vida do ser humano. “É imprescindível que os acadêmicos tenham atividades que desenvolvam a empatia e o vínculo. Essas atividades trazem segurança e autonomia profissional aos alunos”, explica.
A docente de Saúde do Adulto, Semiologia e Práticas II, Profa. Me. Kelly Donadai, também supervisionou e orientou os acadêmicos de Enfermagem durante a vacinação. Ela destaca que a prática é fundamental à formação acadêmica, em especial na Saúde.
“Só se aprende, fazendo. Toda a segurança e preparo para o contato com a população é desenvolvida previamente, desde o início da graduação, com teoria e prática, utilizando nossos espaços de simulação, análise de casos e troca de papeis entre os próprios estudantes, para que exercitem todos os processos de enfermagem”, conta.
A docente completa afirmando que quando os acadêmicos vão a campo, eles já possuem grande conhecimento prático, porque é uma realidade durante todo o curso, assim, estando prontos para iniciarem seu contato com o ser humano.
A técnica de Enfermagem do Trabalho da Paschoalotto, Marina Mariano Batista, concorda que a parceria contribui com a graduação de Enfermagem, mas sinaliza que é um ganho muito importante para a empresa e os colaboradores.
“Nossa adesão às vacinas aumentou muito porque os funcionários não precisam se deslocar até a rede básica e a maioria tem dificuldade de horário para estar nas unidades de saúde durante o dia. Além disso, a ação em grupo motiva as pessoas. Nossa equipe fica menos doente, falta menos e há menos contágio nos ambientes de trabalho”.
PARCERIAS PROMOVEM SAÚDE
A parceria da Paschoalotto com a Enfermagem já resultou em outras ações preventivas de saúde, incluindo palestras educativas. “Através dessas parcerias com empresas e indústrias, realizamos, por exemplo, ações estratégicas de verificação da glicemia, aferição da pressão arterial, coleta de Papanicolau e exame clínico de mama”, cita a docente Lívia Orso.
A coordenadora da Enfermagem da Unimar, destaca a ligação entre a academia e a sociedade como fundamental para uma integração saudável e construtiva. Dessa forma, a população recebe incontáveis serviços e os universitários realizam visitas técnicas, projetos de extensão curricularizada, estágios e participações pontuais em atividades a convite de parceiros.
O aluno do 6º Termo de Enfermagem, Thainan Afonso Fernandes conta que se realiza na Enfermagem e que a Unimar foi sua melhor escolha.
“Fiz o curso técnico de Enfermagem antes de entrar na faculdade e a Unimar me oferece tudo que eu preciso para me graduar. Inclusive, atualmente trabalho no próprio Hospital Beneficente Unimar. Ser enfermeiro é meu propósito, a forma como escolhi servir ao próximo, me capacitando para oferecer um cuidado integral aos pacientes”.
Uma ruptura na rede de abastecimento de água registrada na avenida João Ramalho, em Marília,…
Família de Victor Nathan recebe solidariedade nas redes e busca garantir transfusões (Foto: Redes Sociais)…
Certame teve 2.697 inscritos para cargos da rede municipal de ensino (Foto: Divulgação) A Prefeitura…
Iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Foto: Divulgação) A Prefeitura…
Entidade trabalha com o acolhimento de meninos e meninas (Foto: Divulgação) Os deputados Dani Alonso…
Situação inusitada e perigosa foi registrada na zona norte de Marília (Imagem: Reprodução) Um vídeo…
This website uses cookies.