Secretário Nelson Mora, sentado na ponta, em reunião com classe empresarial (Foto: Divulgação)
A quantidade de empresas abertas em Marília no primeiro trimestre deste ano é 21% maior do que o volume registrado no mesmo período do ano passado, quando a pandemia da Covid-19 ainda não era uma realidade na cidade.
Os dados constam em levantamento da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, feito a pedido da equipe de reportagem do Marília Notícia.
Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020, foram abertas 966 novas empresas no município. Entre elas, 837 são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 129 dizem respeito aos demais tipos.
Já nos três primeiros meses de 2021, foram abertas 1.169 empresas, sendo 962 cadastradas como MEIs e 207 nos demais tipos possíveis de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). De modo geral, foram abertas 203 empresas a mais no primeiro trimestre deste ano.
Quando se observa a abertura de MEIs, especificamente, o crescimento foi de 14,9%. No caso dos demais tipos de empresas, o aumento no número de aberturas foi de 60,4%
O secretário Nelson Mora, de Desenvolvimento Econômico, afirma que o crescimento no número de empresas abertas é reflexo “da criatividade do mariliense”.
Segundo o gestor da pasta, a população está tendo que inovar para sobreviver aos impactos econômicos da Covid-19. “As pessoas estão aprendendo a vender mercadorias pela internet, a preparar alimentos para comercialização, seja de salgadinhos ou marmitas, entre outras soluções encontradas para driblar a crise”, afirma.
De acordo com Mora, outro indicador que mostra o bom desempenho dos marilienses mesmo diante da pandemia é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Em fevereiro, a cidade teve saldo de 486 novos postos de trabalho criados no mês. Em janeiro, a cidade já havia obtido saldo positivo de 396 vagas, após o banco de dados federal apontar superávit de 1.912 postos de trabalho em 2020.
“Ainda vamos esperar para analisar o impacto das fases vermelha e emergencial mais recentes, mas o que eu posso dizer é que Marília está na contramão da situação econômica desfavorável vista em outros lugares”, conclui Mora.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.