Categories: Marília

TSE confirma Camarinha na Assembleia Legislativa de SP

Abelardo Camarinha foi absolvido e teve sua candidatura a deputado estadual deferida nesta quarta-feira (8) em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília.

O deputado teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, no último dia 29 de agosto, com base na lei da ficha limpa. Segundo o TRE, Camarinha teria contratado diversos servidores sem concurso (desviando e usando para isso um recurso que veio do Governo Federal destinado a Secretária da Saúde) e feito propaganda oficial indevida com dinheiro público.

A defesa do deputado composta por 10 advogados recorreu e alegou que a decisão do TRE segue a mesma jurisprudência aplicada nas eleições dos anos de 2006 e 2010. Camarinha diz que o caso é um problema administrativo e não penal. O deputado explica que o problema surgiu quando foi feito um empréstimo de funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para o setor de endemias, no ano de 2000, quando era prefeito.

A Ministra Maria Thereza de Assis Moura, do TSE, julgou que em nenhuma das ações contra Camarinha, foram preenchidos os requisitos para a suspensão da candidatura. Segundo ela não houve ato doloso de improbidade administrativa que configure lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito (requisitos necessários para a impugnação).

No final da sentença, Assis Moura escreve:

Ante o exposto, com fundamento no art. 36, § 7º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, dou provimento ao recurso ordinário para deferir o pedido de registro de candidatura de José Abelardo Guimarães Camarinha ao cargo de deputado estadual nas Eleições 2014.

Publique-se em sessão.

Brasília, 8 de outubro de 2014.

VOTOS

Camarinha recebeu 79.325 votos nesta eleição e conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Em Marília foram 44.998 mil votos. O restante veio da região, de cidades como Gália, Vera Cruz, Oscar Bressane, Ocauçu,  Garça e Santa Cruz do Rio Pardo.

“Quero agradecer a todos que acreditaram no nosso projeto e me deram esta nova oportunidade. A responsabilidade é grande e quero dizer que estou a disposição de sindicatos e associações de bairros”, disse Camarinha após saber o resultado.

Camarinha segue como deputado federal, em Brasília, até 15 de março. A posse para deputado estadual ocorre em 15 de março.

Marília Notícia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

10 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

10 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

10 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

10 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

18 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.