O deputado teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, no último dia 29 de agosto, com base na lei da ficha limpa. Segundo o TRE, Camarinha teria contratado diversos servidores sem concurso (desviando e usando para isso um recurso que veio do Governo Federal destinado a Secretária da Saúde) e feito propaganda oficial indevida com dinheiro público.
A defesa do deputado composta por 10 advogados recorreu e alegou que a decisão do TRE segue a mesma jurisprudência aplicada nas eleições dos anos de 2006 e 2010. Camarinha diz que o caso é um problema administrativo e não penal. O deputado explica que o problema surgiu quando foi feito um empréstimo de funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para o setor de endemias, no ano de 2000, quando era prefeito.
A Ministra Maria Thereza de Assis Moura, do TSE, julgou que em nenhuma das ações contra Camarinha, foram preenchidos os requisitos para a suspensão da candidatura. Segundo ela não houve ato doloso de improbidade administrativa que configure lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito (requisitos necessários para a impugnação).
No final da sentença, Assis Moura escreve:
Ante o exposto, com fundamento no art. 36, § 7º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, dou provimento ao recurso ordinário para deferir o pedido de registro de candidatura de José Abelardo Guimarães Camarinha ao cargo de deputado estadual nas Eleições 2014.
Publique-se em sessão.
Brasília, 8 de outubro de 2014.
VOTOS
Camarinha recebeu 79.325 votos nesta eleição e conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Em Marília foram 44.998 mil votos. O restante veio da região, de cidades como Gália, Vera Cruz, Oscar Bressane, Ocauçu, Garça e Santa Cruz do Rio Pardo.
“Quero agradecer a todos que acreditaram no nosso projeto e me deram esta nova oportunidade. A responsabilidade é grande e quero dizer que estou a disposição de sindicatos e associações de bairros”, disse Camarinha após saber o resultado.
Camarinha segue como deputado federal, em Brasília, até 15 de março. A posse para deputado estadual ocorre em 15 de março.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.