O estádio municipal Pedro Rojo Lozano Sola, no bairro Lorenzetti, zona oeste de Marília, enfrenta um avançado estado de abandono e deterioração. O espaço, destinado à prática esportiva e à convivência comunitária, sofre com vandalismo, falta de manutenção e uso irregular.
A situação mais grave é registrada nos banheiros, que estão completamente depredados. As portas foram arrancadas, não há fiação nem iluminação, e as válvulas de descarga foram furtadas, provocando vazamentos constantes. As pias estão quebradas ou desapareceram. Em um dos ambientes, há pedras espalhadas pelo chão e preservativos usados, indicando uso indevido do local.
Também foram encontrados pertences que sugerem que uma pessoa em situação de rua esteja utilizando o estádio como abrigo improvisado. No segundo banheiro, o cenário se repete: porta arrombada, vasos sanitários quebrados e vazando, reforçando o quadro de abandono.
A área externa não apresenta melhores condições. A pista de atletismo está tomada por terra, o que impede seu uso e evidencia a falta de conservação do espaço público.
Moradores da região, que preferiram não se identificar, relataram que a degradação vem se agravando nos últimos meses, sem ações efetivas de fiscalização ou recuperação. O estádio, que poderia ser um polo de esporte e lazer, encontra-se praticamente inutilizável.
OUTRO LADO
O Marília Notícia ouviu a secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Valéria Cavecci, que disse ter sido surpreendida pelas imagens de vandalismo. Segundo ela, o estádio havia passado por manutenção no fim do ano e estava em boas condições até 19 de dezembro.
“Fui pega de surpresa, porque não esperava que estivesse daquele jeito. A gente entregou tudo limpinho e parece que fazem por pirraça, por maldade. Já estamos enviando equipe e caminhão-pipa para arrumar novamente”, afirmou.
A informação é de que nesta sexta-feira (16), o local vai receber limpeza e a água dos banheiros vandalizados será desligada para evitar desperdício. A partir de segunda-feira (19), após avaliação dos danos, será iniciada uma nova reforma.
A secretária informou ainda que o alambrado, novamente arrombado, também precisará de reparos e que a pasta estuda alternativas para reforçar a segurança do estádio.
“Nós fechamos os alambrados, mas eles arrombam. Estamos pensando em outras possibilidades, como permissão de uso ou alguém responsável pela zeladoria. Queremos fazer algo grande no Pedro Sola, mas precisamos de emendas ou recursos do Ministério do Esporte”, pontuou.
Valéria destacou que o banheiro utilizado pelos atletas segue funcionando e que será registrado boletim de ocorrência para que a Polícia Civil investigue os atos de vandalismo e furto.
“Pedimos que qualquer pessoa que presencie vandalismo ou furto acione a Polícia Militar, não só no Pedro Sola, mas em qualquer prédio público”, afirmou.
Ao Marília Notícia, o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) afirmou “semana que vem devemos ter anúncios sobre esse poli. Neste primeiro ano, tivemos que socorrer a saúde e a educação. Neste ano, vamos avançar nesse tema.”
Vinicius Camarinha oficializa reajuste do auxílio-saúde em autarquias municipais (Foto: Divulgação) O prefeito de Marília,…
A Polícia Civil de Marília apura uma confusão entre vizinhos registrada no bairro Parque das…
Incêndio foi provocado para apagar vestígios do crime (Foto: NC Pompeia) O empresário Marcelo Alves…
Drogas encontradas em ponto recorrente, que voltou a funcionar após várias prisões (Foto: Divulgação/Dise) Agentes…
Lona de grande dimensão gerou interesse de criminosos (Foto: Divulgação) Pela segunda vez, a lona…
Iniciativa ocorreu nas áreas de abrangência das unidades de saúde Nova Marília, Jardim Renata e…
This website uses cookies.