Colunas

A importância do Codem para Marília

O Conselho Municipal do Desenvolvimento Estratégico de Marília (Codem) foi constituído na nossa cidade e tem como objetivos: buscar o intercâmbio permanente com órgãos municipais, estaduais e federais, com organismos nacionais e internacionais de fomento ao desenvolvimento estratégico, econômico e sustentável das cidades, sejam públicos ou privados, com instituições financeiras, e com instituições de representação da sociedade mariliense, visando à execução das políticas públicas municipais para o desenvolvimento econômico e sustentável; bem como para realizar estudos e consultas públicas, visando à identificação das potencialidades e desafios relevantes para o desenvolvimento de Marília, para que a cidade possa se desenvolver focada nas diretrizes definidas como de interesse geral da sociedade, de maneira ordenada e de longo prazo.

Atualmente o Codem possui oito grupos temáticos: 1) Saneamento Ambiental, 2) Planejamento Urbano e Mobilidade, 3) Tecnologia e Inovação, 4) Saúde, 5) Gestão Pública, 6) Educação, 7) Turismo e, a mais recente, a 8) Câmara Smart.

Cada um dos grupos temáticos conta com aproximadamente vinte membros, dentre os quais muitos estão vinculados aos mais diversos segmentos públicos e privados de Marília. Os grupos temáticos têm como objetivo discutir propostas de melhorias importantes para nossa cidade.

O Codem tem como missão unir os esforços da sociedade civil e governo para planejar e construir um conjunto de metas para promover o desenvolvimento sustentável para o futuro de Marília e tornar a cidade de Marília uma referência global em qualidade de vida, prosperidade e inclusão social.

Desde o início, eu tive a oportunidade de participar da construção do Conselho, que sempre contou com o incentivo total da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), que tem como presidente, Adriano Martins.

Atualmente, participo do grupo temático da Educação. Nossos encontros são mensais e sempre muito produtivos. O grupo da Educação tem como propósito propor ações para que nossa cidade seja reconhecida como uma cidade referência em oferecer e assegurar educação de qualidade, inclusiva e equitativa, contribuindo para a concretização do processo de ensino e aprendizagem de seus cidadãos, para atuação no século XXI.

São objetivos do grupo temático da Educação: a) concretizar um sistema educacional municipal de qualidade e inclusivo, resultado de uma gestão eficiente dos recursos financeiros, humanos, tecnológicos e de infraestrutura; b) tornar Marília cidade onde os alunos do ensino fundamental têm no aprendizado o conhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para se tornarem cidadãos ativos, profissionais do futuro e com atitudes sustentáveis; c) capacitar adequadamente toda equipe pedagógica para o atendimento aos alunos, além de firmar parceria com o futuro parque tecnológico de Marília para a capacitação em utilização de ferramentas tecnológicas e inovação; d) incentivar a aproximação da família e da comunidade do entorno com a escola, destacando o papel dos envolvidos para a formação dos alunos, de forma a colaborar na aprendizagem dos mesmos.

Educadores do ensino básico e superior participam do nosso grupo e, atualmente, por conta da pandemia, as reuniões são online, via plataforma GoogleMeet.

Eu me sinto privilegiada em poder contribuir para nossa cidade, através de um grupo tão importante como o da Educação. O nosso trabalho está em construção e sempre é possível receber novos membros, inclusive aproveito essa oportunidade para convidar todos os interessados a se juntarem a nós. Venham fazer parte do time da Educação.

Nosso grupo já lançou alguns estudos e inclusive algumas ações já foram colocadas em prática no município de Marília, apesar do momento de recessão que vivemos, por força da pandemia.

Nesse sentido, tenho certeza de que somente com o desenvolvimento da educação conseguiremos superar os desafios trazidos pela pandemia, bem como os novos desafios que a vida nos trará.

Pude vivenciar isso na Universidade de Marília (Unimar), pois os investimentos e estudos dedicados ao estudo dos problemas e desafios trazidos pela pandemia foram imprescindíveis para que pudéssemos superá-los.

Fernanda Serva

Fernanda Mesquita Serva é pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

5 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

5 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

5 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

6 horas ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

6 horas ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

6 horas ago

This website uses cookies.