Colunas

A foto que enfrenta a guerra

Foto de Nick Ult pôs fim ao insano conflito no Vietnã (Foto: Nick Ult)

Vem de Gaza, no Oriente Médio, uma foto que me comoveu muito. O registro fotográfico foi feito pelo jornalista Ramadan Abed, da Reuters, correspondente no conflito entre o exército de Israel e os milicianos do Hamas (fortemente concentrados nesta faixa territorial que desde outubro passado é palco de violência, atrocidades e mortes). Uma criança, ao que tudo indica uma menina de uns três anos de idade, de óculos, de touquinha, recebe uma dose da vacina contra a poliomielite.

Um ato que aqui para nós brasileiros é tão singular, comum, o de levar uma criança menor de cinco anos para se imunizar contra uma doença prejudicial, entretanto em áreas de conflitos, este ato converte-se numa operação de guerra, literalmente.

Neste distrito em Gaza, onde o repórter Ramadan realizou a cobertura jornalística, 187 crianças – entre elas a pequena de óculos – conseguiram receber a imunização contra a pólio. A cena me comoveu muito justamente porque uma criança deve ter o direito à infância assegurado em qualquer lugar do mundo, tanto aqui no Brasil quanto na Faixa de Gaza ou nos bairros de Jerusalém e nos pampas da Argentina. Criança é criança em qualquer lugar desta Terra.

Recordo que justamente por uma foto – de uma menina também – feita em 1972 pelo repórter-fotográfico Nick Ult pôs fim ao insano conflito no Vietnã. A guerra, que havia iniciado na década de 1950, custou bilhões para os Estados Unidos (sepultou com a carreira política do presidente Richard Nixon, diga-se de passagem) e limitou os sonhos de gerações de americanos e de vietnamitas. A foto da menina do napalm, totalmente indefesa, com os braços abertos, correndo para o nada, onde nem poderia estar protegida, abalou o globo. O pânico de Phan Thi, aos nove anos naquele junho de 1972, traduziu o que o mundo pensava do embate.

Criança recebe dose conta a poliomielite (Foto: Ramadan Abed/Reuters)

Pode ser que a ternura e a inocência captadas por Ramadan Abed na garota sendo vacinada em Gaza não tenham o mesmo efeito nas mentes que decidem o mundo, entretanto, seu recado foi muito bem dado: a vida pulsa e precisa de esperança nos mais remotos lugares deste mundo.

E um jornalista precisa estar ali para que a mensagem possa chegar à opinião pública. A opinião pública, por sua vez, esta sim, tem total capacidade de reverter cenários, transformar vidas e sim, colocar fim à insanidade de uma guerra. A opinião pública, movida por uma foto, colocou um ponto final em muitos conflitos e continuará fazendo isso.

***

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor dos livros ‘Canavial, os vivos e os mortos’ (La Musetta Editoriais), ‘A próxima Colombina’ (Carlini & Caniato), ‘Contos do japim’ (Carlini & Caniato), ‘Vargas, um legado político’ (Carlini & Caniato), ‘Laurinda Frade, receitas da vida’ (Poiesis Editora) e das HQs ‘Radius’ (Mustache Comics), ‘Os canônicos’ (LM Comics) e ‘Onde nasce a Luz’ (Unimar – Universidade de Marília), ramonimprensa@gmail.com.

Ramon Franco

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor de diversos livros, entre eles ‘A próxima Colombina’

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

57 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.