Política

60% dos paulistanos aprovam reeleição para prefeito

Seis em cada dez moradores da cidade de São Paulo são a favor da regra que permite a reeleição de prefeitos, segundo a pesquisa Ibope/TV Globo/Estadão sobre as eleições para a Prefeitura.

A permissão para que detentores de mandatos executivos possam se candidatar a uma reeleição consecutiva foi aprovada em 1997, por meio de emenda constitucional. Desde então, o fim dessa regra já foi discutido em diversas propostas de reforma política no Congresso.

Levantamento recente feito pelo Estadão/Broadcast indicou que líderes de 16 dos 24 partidos com representação na Câmara e no Senado apoiam a extinção da reeleição. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que articulou a medida e dela se beneficiou, disse recentemente estar arrependido.

Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para proibir a recondução de chefes do Executivo foi apresentada no início de setembro pelo deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).

Continuidade

Em São Paulo, o fato de a maioria absoluta apoiar o instituto da reeleição não significa simpatia pelo continuísmo. Em relação à disputa municipal deste ano, a mesma pesquisa Ibope revela que quase dois terços dos paulistanos querem que a administração do município mude “muito” ou “totalmente”.

Ainda segundo o Ibope, Celso Russomanno (Republicanos) e Bruno Covas (PSDB) estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura, com 25% e 22% das intenções de voto, respectivamente A seguir estão Guilherme Boulos (PSOL), com 10%, e Márcio França (PSB), com 7%.

Na comparação com a pesquisa anterior, publicada há duas semanas, os dois líderes apenas oscilaram dentro da margem de erro, que é de até três pontos porcentuais para mais ou para menos, mas a distância entre o deputado e apresentador de TV e o atual prefeito da capital passou de cinco para três pontos porcentuais.

Entre os demais candidatos, Jilmar Tatto (PT) passou de 1% para 4%. Artur do Val (Patriota), conhecido como Mamãe Falei, oscilou de 1% para 2%. Os outros concorrentes ficaram com 1% ou menos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro, com 1 001 eleitores. As entrevistas foram realizadas de forma presencial – por causa da pandemia de covid-19, a equipe do Ibope usou equipamentos para proteção da própria saúde e da dos entrevistados.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-01432/2020.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

3 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

8 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

12 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

12 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

12 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

12 horas ago

This website uses cookies.