Categories: Marília

Santa Casa de Marília se moderniza e investe em TI

No futuro, processo de trabalho sofrerá mudanças, com redução no volume de papel impresso; novo servidor é importante passo para assinatura digital

O tráfego e o armazenamento de dados no sistema da Santa Casa de Misericórdia de Marília terão ainda mais segurança, a partir da aquisição de um novo servidor. O investimento de R$ 200 mil será feito este ano. Os recursos foram conquistados por meio de emenda parlamentar indicada em 2014.

O Ministério da Saúde confirmou a liberação da emenda e o próximo passo é a elaboração e publicação do edital para cotação e compra dos equipamentos. O processo para aquisição é feito de forma conjunta pelo setores de TI (Tecnologia da Informação) e Captação de Recursos do hospital.

Sigilosos, pessoais e protegidos por legislação, os prontuários dos pacientes estão entre os principais documentos na rotina de um hospital. Atualmente são impressos, assinados e arquivados. Porém, com o novo servidor instalado, a Santa Casa terá dado um importante passo rumo a assinatura digital. A expectativa é que no futuro, após outros investimentos necessários (além do servidor), o prontuário e outros documentos dispensarão tinta e papel, com a mesma validade legal.

Conforme explica a coordenadora da área de TI, Erica Guimarães Gomes, a aquisição também manterá a Santa Casa eficiente para atender o total de usuários que utilizam o sistema. Entre funcionários, médicos e terceiros, são pelo menos 1.700 profissionais autorizados, mediante login e senha, com acesso específico às funções relacionadas à área de atuação.

A superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, reiterou que o investimento do Fundo Nacional de Saúde é carimbado, ou seja, está vinculado ao projeto cadastrado pelo hospital. “As instituições beneficiadas com as emendas não podem, por exemplo, usar estes recursos para aquisição de insumos, pagar energia elétrica ou funcionários. O Poder Público já estabelece que o objetivo dessa fonte é atualizar os equipamentos”, disse.

 

 

Marília Notícia

Recent Posts

Mulher dada como morta após atropelamento recebe alta em Bauru

Fernanda Policarpo foi declarada morta pelo Samu e deixada na pista para ter corpo recolhido…

1 hora ago

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito…

5 horas ago

Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (6) a…

6 horas ago

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Arquivo/MN) O presidente dos Estados Unidos (EUA),…

6 horas ago

Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Manoel e Carla foram as vítimas mortas em bar na zona sul (Foto: Redes Sociais)…

6 horas ago

Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal

A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…

7 horas ago

This website uses cookies.