Categories: Brasil e Mundo

MPF pede proibição da vacina contra o vírus HPV

Papiloma Vírus Humano é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero, sendo a terceira causa de morte de mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Uma das principais formas de prevenir a doença é por meio da vacina contra o vírus HPV, que desde 2014 é disponibilizada para meninas entre 9 e 13 anos no país.

Porém, a vacina sempre foi alvo de desconfianças e polêmicas, devido aos efeitos colaterais que pode causar nas crianças. Por esse motivo, o Ministério Público Federal (MPF) de Uberlândia (MG) ajuizou ação civil pedindo que a Justiça Federal proíba a rede pública de saúde de aplicar a vacina contra o HPV em todo o Brasil.

Porém, a vacina contra o vírus HPV contém alguns efeitos colaterais, sendo alvo de muitas polêmicas. Esse é o motivo da ação que pede a proibição por parte do Ministério Público Federal, que tomou a decisão a partir da representação feita pela mãe de uma adolescente. Após receber a vacina, a menina desenvolveu vários problemas de saúde com sequelas definitivas.

Durante as investigações, o MPF ouviu um neurocirurgião de Uberlândia que relatou a ocorrência de quadros clínicos neurológicos em meninas que haviam tomado à vacina. Entre os problemas, foram citados esclerose múltipla, neuromielite ótica, paraplegias, tumor de medula espinhal, lesões oculares, déficit de memória e aprendizado, pseudotumor cerebral e trombose venosa cerebral.

A ação ainda solicita a suspensão de qualquer campanha de vacinação, inclusive propagandas em veículos de comunicação. Outra determinação do pedido é que a Anvisa seja condenada a publicar resolução tornando a aplicação da vacina proibida em todo e qualquer estabelecimento de saúde, público e particular, além de ser condenada juntamente com a União por dano moral coletivo.

Fonte: Terra

Amanda Brandão

Recent Posts

Adolescente sobrevive após cair cerca de 50 metros em buracão de Marília

Bombeiros detalham operação de cerca de três horas para retirar jovem ferido em área de…

14 horas ago

Adolescente cai em penhasco na zona norte de Marília e mobiliza resgate

Adolescente foi socorrido pelos bombeiros (Foto: Michele Rodrigues/Marília Notícia) Um adolescente de 16 anos mobiliza…

15 horas ago

Prefeitura prepara retorno do rodeio em Marília com licitação e entrada gratuita

Evento será realizado em setembro, em área pública de Lácio, com obrigação de contratar atração…

15 horas ago

Prefeitura lança programa com até 90% de desconto em juros e multas

Oportunidade permite que contribuintes fiquem em dia com o município pagando à vista ou parcelando…

16 horas ago

Benedito Ruy Barbosa morre aos 95 anos e deixa legado ligado à região de Marília

Infância em Vera Cruz inspirou novelas como O Rei do Gado, que eternizou sobrenomes da…

19 horas ago

Inscrições para Prouni 2026 do 2º semestre estão abertas em portal de acesso ao Ensino Superior

Os interessados em uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) já podem…

19 horas ago

This website uses cookies.