Herval Rosa Seabra, condenado por desvios de dinheiro público e presidente da Câmara de Marília, tentou manobra que não deu certo
O TJ (Tribunal de Justiça) declarou em definitivo a inconstitucionalidade de alguns cargos comissionados da Câmara Municipal.
Em julho deste ano, o tribunal havia concedido medida liminar visando a exoneração das funções. Agora proferiu a decisão final. A proposta de declaração de inconstitucionalidade havia sido feita ao TJ pelo Ministério Público Eleitoral após pedido da ONG Marília Transparente.
Os cargos declarados inconstitucionais foram: Consultor Jurídico, Assistente Executivo e Relações Institucionais, Coordenador Executivo de Ouvidoria, Assistente Executivo de Cerimonial, Assessor da Mesa Diretora, Assistente Legislativo de Comissão Permanente, Assistente Legislativo da Presidência, Assistente Legislativo de Vereador e Assessor Funcional da Internet.
As funções constavam na Resolução nº 339, de 10 de março de 2015, que fixa a estrutura administrativa do quadro de pessoal da Câmara Municipal de Marília.
Segundo a Justiça, a natureza das atividades a serem desenvolvidas pelo ocupante do cargo de Consultor Jurídico é de advocacia pública, função que deve ser exercida exclusivamente por funcionário que ingressou no serviço público mediante concurso. Em relação aos demais cargos, o entendimento é de que as atividades não retratam atribuições de assessoramento, chefia e direção, além de não exigirem relação de confiança.
Vale lembrar que a Câmara chegou a realizar uma manobra para tentar impedir a exoneração dos funcionários. O Legislativo alterou os nomes dos cargos comissionados que foram considerados inconstitucionais, mas não mudou as atribuições.
Para a Justiça, a mera mudança de denominação não alterou a essência do cargo, permanecendo a existência de cargos que necessitam ser preenchidos por concurso público.
Diante dos fatos, o TJ declarou a inconstitucionalidade dos cargos, os quais foram extintos em definitivo.
Informações da Matra
Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…
Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…
Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…
Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…
Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…
Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…
This website uses cookies.