O Brasil teve, no ano passado, 4,1 milhões de movimentações suspeitas de fraude, aponta o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O número representa um aumento de 16,8% em relação ao acumulado de 2020. Os dados de 2021 ganham destaque por serem os mais expressivos de toda a série histórica, iniciada em 2011.
O segmento de bancos e cartões foi o principal foco dos golpistas, com 2,3 milhões de tentativas de fraude, aumento de 33,3% na comparação com o ano anterior. Apenas os setores de serviços e telefonia tiveram baixas, com quedas de 3,8% e 44%, respectivamente.
Já o recorte por idade mostra que os consumidores que possuem entre 36 e 50 anos foram os que mais sofreram ataques: 1,5 milhão do total. Na análise por região, o destaque fica para o Sudeste, com 2,1 milhões de movimentações suspeitas sinalizadas
Para o diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes do Serasa Experian, Jaison Reis, os avanços tecnológicos impulsionados pela pandemia são, em sua maioria, positivos, mas também trazem consequências para os consumidores.
“O aumento das transações online em 2021 e os diversos novos serviços que passaram a ser oferecidos digitalmente são um prato cheio para os golpistas. Por isso, uma tentativa de fraude acontece no País a cada sete segundos”, avalia Reis.
O desmatamento na Amazônia teve queda de 36,87% entre agosto de 2025 e julho de…
Colesterol elevado está associado a hábitos de vida (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil) No Dia…
Em meio à repressão contra protestos nas ruas, o governo de Javier Milei excluiu da…
Os serviços funerários divulgaram as informações sobre os velórios e sepultamentos programados para este sábado…
Atletas, técnicos e equipe de apoio participaram de solenidade; município foi campeão geral com 278…
Dados da SSP-SP analisados pelo Marília Notícia mostram 286 registros no primeiro semestre de 2026.
This website uses cookies.