Marília

14ª Conferência Municipal de Assistência Social define propostas para melhorar os serviços em Marília

Representantes municipais estiveram presentes (Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Marília realizou na sexta-feira da semana passada a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. Promovida a cada dois anos, o tema foi “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”. Toda a programação da atividade – incluindo a cerimônia de abertura, palestras e plenárias – foi realizada no anfiteatro da reitoria da Universidade de Marília (Unimar), zona Oeste da cidade.
 
A abertura oficial contou com discursos das autoridades, leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência e palestra magna sobre o tema, com a professora doutora Eliana Aparecida González Albonette Froes, graduada em Serviço Social. Em seguida, foi feita a divisão dos grupos de trabalho para discussão dos eixos financiamento, controle social, articulação, serviços, programas e projetos e benefício e transferência de renda. Na sequência as propostas elaboradas em cada eixo foram votadas. Na plenária final foram escolhidos os Delegados que levarão as propostas de Marília para a Conferência Estadual.
 
Participaram da cerimônia de abertura diversas autoridade como o prefeito Daniel Alonso (sem partido), vice-prefeito Cícero Carlos da Silva (PL), secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wilson Damasceno, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Eliane Cristina Souto Fonseca, vereadores Marcos Custódio (Podemos) e Marcos Rezende (PSD) e a diretora da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), Hélide Maria Parrera. Técnicos da Assistência Social, entidades sociais e usuários do Suas também estiveram presentes.
 
A presidente do CMAS, Eliane Cristina Souto Fonseca, explicou que o evento faz parte da ação do Governo Federal para ouvir representantes da população nos municípios e Estados para consolidação do Sistema Único de Assistência Social, por meio da conferência nacional. “Atendemos com isso a população realmente necessitada para a definição de propostas coletivas para o evento estadual. Quando ouvimos mais, erramos menos”, destacou.
 
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno, explicou que a conferência tem como ideia “fazer uma avaliação do Suas que temos, de tudo que foi construído nessa história e todos os desafios que se apresentam e o Suas que almejamos, a Assistência Social que pretendemos que seja reconhecida como direito, que tenha financiamento e que alcance todos os públicos. Para além disso, também é fundamental que os serviços se integrem, que trabalhem em conjunto, que se pense em estratégias para conduzir o usuário a ter autonomia”, explicou. “O usuário do SUAS precisa ter direito ao benefício, à transferência de renda, mas também precisa ter autonomia no sentido de acesso aos serviços e outras ações que são intersetoriais, como inserção no mercado de trabalho, Políticas de Habitação, de Saúde, de Educação, dentre outras para que haja integralidade da proteção,” complementou o secretário.
 
O prefeito de Marília, Daniel Alonso, observou que “a Assistência Social sempre foi uma prioridade para o nosso governo. E esse é um momento muito importante de avaliação e diagnóstico, para que juntos possamos atender da melhor forma as necessidades de quem mais precisa,” afirmou.
 
CONFERÊNCIA
 
As Conferências de Assistência Social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da Política de Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social. Tem como finalidade conferir e avaliar o que está sendo realizado, propor novas ações e metas para o município, Estado e União, contribuindo para o avanço no atendimento das demandas e necessidades dos usuários.
 
O evento que reuniu cerca de 200 participantes que, após palestra magna foram divididos em grupos, para discussão e elaboração de propostas para os eixos que orientaram os trabalhos das Conferências de Assistência Social de 2023: financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; benefício e transferência de renda.
 
Após elaboração das propostas foram escolhidos os delegados e seus suplentes que representarão Marília na etapa estadual. Pela sociedade civil foram eleitos como titulares Samuel Augusto da Silva, Nilva Regina Galletti, Tereza Aparecida Machado e Rubens Júnior Fernandes, tendo como suplentes Pedro Henrique Rodrigues de Castro, Ariadne Nantes Lima Rocha de Oliveira, Charles Cardoso Coelho e Eliza Aparecida B. Santos. Representando o Poder Público, foram eleitos como titulares Thabada Cristine da Luz e Otávio Fernando Costa. Patrícia Alves dos Santos e Vanessa Aparecida Costa e para suplentes Márcia Regina Salviano Moreira Santos, Juliana Aparecida Ribeiro, Andressa Scorsafava Marques Nascimento e Sheila Marcia Martins de Camargo.

Marília Notícia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

17 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

17 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

17 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

17 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.