Polícia

Três pessoas tiram a vida no início do mês dedicado à prevenção de suicídios

Setembro é o mês que reúne maior número de campanhas no ano (Foto: Divulgação)

O enfrentamento ao suicídio tem se tornado uma prioridade cada vez maior para a sociedade. Uma das maiores campanhas de prevenção é realizada nacionalmente neste mês, com o ‘Setembro Amarelo’. Até o dia 30, várias instituições públicas e privadas promovem ações para divulgar informações que podem contribuir no acolhimento de pessoas que estão em sofrimento.

Em Marília, novos casos registrados justamente nos 10 primeiros dias deste mês acendem um alerta sobre a importância de discutir o tema. No período, a cidade contabilizou ao menos três mortes por suicídio, além de outras duas suspeitas, que estão sendo investigadas.

Das mortes confirmadas, a última aconteceu neste sábado (9). Um homem de 36 anos tirou a própria vida no Jardim Maracá, zona Norte da cidade.

Um dia antes, na manhã de sexta-feira (8), caso similar foi constatado com outro morador da mesma região, de 37 anos, desta vez no Núcleo Habitacional Presidente Jânio da Silva Quadros.

O primeiro óbito do mês confirmado ocorreu na segunda-feira (4) passada, com um homem de 40 anos do Parque das Vivendas, zona Oeste de Marília.

As outras duas mortes ainda em caráter investigativo são da vítima fatal do gravíssimo acidente registrado na BR-153 no dia 2 de agosto e de um jovem que teria tido óbito constatado no dia 3 de agosto.

AJUDA

De acordo com o médico psiquiatra Alceu Coqueiro, o número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. Em Marília, o aumento foi ainda maior, totalizando 17,4%, passando de 23 para 27 casos.

“Esse aumento deve-se, em muito, pelos efeitos da pandemia de Covid-19. O acúmulo com outros fatores de risco para a saúde mental da população, como ansiedade, solidão e estresse são decorrentes tanto do isolamento social, quanto dos lutos e perdas de amigos e familiares”, explica o médico.

O psiquiatra explicou que existem sinais que devem servir de alerta para todos. Mudanças de comportamento, isolamento social, sinais de tristeza e falta de esperança, sinais de automutilação e uso abusivo de álcool e drogas podem significar que a pessoa está em depressão.

“Sempre que alguém diz que não aguenta mais viver, que está cansada de tudo, que só quer dormir ou que afirma que todos ficarão melhores sem ela, pode estar passando por uma depressão. É importante não julgar, apenas demonstrar o seu apoio e tentar compreendê-la”, diz o médico.

SETEMBRO AMARELO

O mês de setembro e a cor amarela foram escolhidos por causa do jovem Mike Emme. Em 1994, aos 17 anos, ele tirou a vida conduzindo o seu veículo Ford Mustang, de carroceria amarela brilhante, que ele próprio pintou. Ele sofria de depressão, mas não conseguiu pedir ajuda para ninguém. Infelizmente, o adolescente perdeu a vida no dia 8 de setembro.

Mike era um menino muito querido por todos, que sentiram muito com sua partida precoce e decidiram realizar uma ação marcante para prevenir que outras pessoas cometessem o mesmo ato. No funeral de Mike foram distribuídos 500 cartões com fitas amarelas com os seguintes dizeres: “Se você está passando por algum problema, peça ajuda”.

A ideia era ajudar jovens que pensavam em suicídio a expor o que sentiam. De lá pra cá, essa ideia se espalhou e se tornou uma ação de prevenção ao suicídio.

GRUPO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

A cidade conta com o Grupo de Prevenção ao Suicídio de Marília, que oferece palestras, rodas de conversas e atendimento psicológico social. São 40 profissionais voluntários, a maior parte psicólogos.

Por conta da pandemia, o serviço – que era oferecido em grupo – agora funciona de forma individual (ou on-line).

O número é o (14) 9 8173-8246 [clique aqui para iniciar uma conversa].

VALORIZAÇÃO DA VIDA

O Centro de Valorização da Vida (CVV) conta com voluntários 24 horas por dia, para conversar com pessoas que têm a necessidade de serem ouvidas com respeito e sem julgamentos.

O contato pode ser feito pelo telefone 188 ou pelos outros canais disponíveis no site, que pode ser acessado [aqui].

SERVIÇOS PÚBLICOS SOBRE A VALORIZAÇÃO DA VIDA

Caps Com-Viver – (14) 3451-4028

Caps-i (Infantil) Catavento – (14) 3451-1660

Caps AD (Álcool e outras drogas) – (14) 3433-8606

Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família e UBSs)

Emergência: SAMU 192, UPA Norte, PA Sul, Pronto Socorro e Hospitais no HEM

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Marcelo Martin

Recent Posts

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

29 minutos ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

32 minutos ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

3 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

3 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

7 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

7 horas ago

This website uses cookies.