Desde 2014, mais de 57000 artigos.
,/2021

Tenha bom ânimo, Jesus venceu, e você também vencerá

Coluna
02 de abril de 2021

Bom ânimo.

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16.33).

Nesses dias difíceis que estamos vivendo, muitas pessoas estão paralisadas pelo medo, depressivas, enfrentando dificuldades financeiras, com problemas na família, muitos estão atravessando a terrível dor do luto, uma parte dos cristãos perderam o fervor espiritual, esfriaram na fé e deixaram o primeiro amor por Jesus; no entanto, em meio a tudo isso, os filhos de Deus precisam ter bom ânimo, porque nós temos esperança e segurança de vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Como discípulos de Jesus, é necessário que pela fé, possamos olhar para além dos problemas, das adversidades, dificuldades e circunstâncias difíceis que estamos enfrentando.

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.” (Hebreus 12:1-2 NVI)

O Senhor nosso Deus nos encoraja e nos motiva, garantindo sempre a sua gloriosa presença conosco, dizendo: “Não tenha medo, eu estou contigo.” Essa frase aparece 365 vezes na Bíblia. Portanto, bom ânimo vem do Senhor nosso Deus para nos encorajar e nos motivar a continuar firmes até o fim.

Tenha bom ânimo porque esse é um dia de cura, libertação, salvação e milagres extraordinários.

1 – É preciso bom ânimo para enfrentar grandes desafios.

Temos que ter bom ânimo para enfrentarmos os grandes desafios da vida, permanecer firme na fé e perseverante até alcançar as promessas de Deus.

A atitude de Josué e Calebe, diante do desafio da conquista da terra prometida. “Calebe tentou acalmar o povo que estava diante de Moisés. “Vamos partir agora mesmo para tomar a terra!” disse ele. “Com certeza podemos conquistá-la!” (Números 13:30 NVT)

A atitude de fé, coragem e bom ânimo de Josué e Calebe, fez com eles entrassem e tomassem posse da terra prometida. Canaã para nós é o lugar onde as promessas de Deus se cumprem, onde podemos viver o máximo do nosso potencial em Cristo Jesus. Os medrosos, incrédulos e desanimados não alcançam as promessas do Senhor Deus, andam em círculo e morrem no deserto. (Números 14.21-23).

Quem desiste nunca vence, o vencedor jamais desiste.

A atitude de fé, bom ânimo e confiança no Senhor nosso Deus, nos leva a ser animados, motivados, fortes, corajosos e a ser bem-sucedidos em tudo o que fizermos. (Josué 1:5-9 NVT). A palavra de Deus para você hoje é: “Como fui com Moisés, assim serei comigo.” “Não tenha medo, não desanime.” “Seja forte e corajoso.”

É necessário fé, coragem, ousadia, intrepidez e bom ânimo para enfrentar e vencer gigantes. A atitude de fé no Senhor e a coragem de Davi diante do gigante Golias, o levou à vitória. “Davi disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele.” (1 Samuel 17:32 NVI). “Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.” (1 Samuel 17:36 NVI)

Todos nós enfrentamos “gigantes” nas mais diferentes áreas, diante disso é preciso lembrar: “O Senhor é a nossa bandeira.” Ele se levanta em nosso favor e diante dele os inimigos são dissipados.

Tenha fé e bom ânimo, porque tudo o que o inimigo tirou de você, Deus te dará condições de lutar e conquistar de volta. A palavra de Deus para você é: Deus restituirá tudo o que você perdeu.

Tenha bom ânimo porque o Senhor Deus está com você, ele te fortalece, te ajuda e te sustenta com o seu braço direito.

“Não tenha medo, pois estou com você; não desanime, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; com minha vitoriosa mão direita o sustentarei.” (Isaías 41:10 NVT)

Bom ânimo é algo que vem do Senhor Deus através de seus planos e promessas maravilhosas para o seu povo.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11 NVI)

Tenha fé, coragem e bom ânimo porque o Senhor Deus todo poderoso é a força da tua vida. “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Salmo 27.1)

2 – Jesus sempre demonstrou bom ânimo.

Bom ânimo sempre foi, é, e continuará sendo a linguagem natural do Senhor Jesus Cristo. “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.” (Mateus 9.2). A palavra de Jesus para você hoje é a mesma: “Tem bom ânimo, filho.”

Jesus fortalece a fé da mulher que há doze anos sofria com o fluxo de sangue. “E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã.” (Mateus 9.22). Minha irmã, a palavra de Jesus para você hoje é essa: “Tem bom ânimo, filha.”

Os discípulos quando viram Jesus andando sobre as águas do mar, gritaram de medo, então, Jesus lhes disse: “Tenham bom ânimo.” (Marcos 6.49,50).

O Senhor Jesus age sempre com fé e bom ânimo diante das mais diferentes situações; com apenas cinco pães e dois peixinhos para alimentar cinco mil homens, além das mulheres e crianças, ele disse aos seus discípulos: “Vocês darão comida a todos eles.”

“Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já está ficando tarde. Manda embora a multidão para que possam ir aos povoados comprar comida.” Respondeu Jesus: “Eles não precisam ir. Deem-lhes vocês algo para comer”. Eles lhe disseram: “Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes.” “Tragam-nos aqui para mim”, disse ele. E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.” (Mateus 14:15-21 NVI)

Jesus agiu com bom ânimo, coragem e autoridade diante de Lázaro que estava morto e sepultado há quatro dias. (João 11:39-44 NVT).

Se você precisa de um milagre, a palavra de Jesus para você hoje é: “Se creres, verás a glória de Deus.” Jesus nos motiva, encoraja e garante a sua presença manifesta conosco em nossa casa, nas células, em nossos pequenos grupos de oração, nos cultos e aonde nos reunirmos em seu nome.

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mateus 18.20)

Reúna a sua família e ore todos os dias com eles, então, Jesus entrará em sua casa; onde Jesus está tem paz, harmonia e o amor reina, e, na casa onde Jesus entra e habita, o mal tem que sair.

Tenha sempre bom ânimo porque o Senhor Deus é poderoso para te guardar e te levar em total segurança até o último dia.

“Toda a glória seja àquele que é poderoso para guardá-los de cair e para levá-los, com grande alegria e sem defeito, à sua presença gloriosa.” (Judas 1:24 NVT)

O servo de Deus que tem bom ânimo persevera sempre firme na fé em Jesus, vence as tribulações, provações, tentações, perseguições, as dificuldades financeiras, os tempos difíceis e encerra a carreira cristã celebrando ao Senhor porque tem certeza do que lhe está reservado na glória do céu.

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.” (2 Timóteo 4:7-8 NVI)

Tenha bom ânimo, Jesus venceu, e você também vencerá.

Aleluia! Amém!

***

Pastor Domingos Jardim é presidente da Primeira Igreja Batista de Marília

Para saber mais, siga o perfil @prdomingosjardim no Instagram [clique aqui]