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Fracassou na vida fitness em 2021? Não se preocupe! Preparamos um guia para 2022

Coluna
13 de dezembro de 2021

Processo de mudança de uma das alunas do CrossFit Marília (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Os primeiros passos rumo a uma vida mais saudável são os mais difíceis. No entanto, continuar motivado para alcançar metas, atingir o físico sonhado e sustentar o objetivo pode ser extremamente desafiador.

Ano novo é a época de fazer promessas para começar diferente e realizar suas metas. Mas, quais seriam os primeiros passos para isto?

Muitas vezes não alcançamos nossos objetivos por estarmos presos às velhas desculpas: “o ano muda e seguimos inventando as mesmas justificativas. São desculpas comuns para não fazer o que exige esforço e impede de alcançar um resultado satisfatório.”

Criei uma lista de seis itens que podem te ajudar a atingir resultados no ano de 2022. Vem comigo!

1- Tenha um plano

É preciso saber aonde você quer chegar e ter um mapa para alcançar aquele objetivo. Procure um nutricionista e um profissional de Educação física que vai te ajudar a definir um plano que ajude você a alcançar a tua meta, respeitando a sua individualidade biológica.

2- Seja consistente

Após definir um plano, é preciso ser consistente. Às vezes uma situação complicada ou um imprevisto, por exemplo, pode te desmotivar e levar a parar um programa em direção a uma vida mais saudável por um determinado tempo. Mas o importante é não desistir do programa e sim, mantê-lo. A motivação precisa ser além de conquistar o corpo dos sonhos.

3- Tenha metas e prazos realistas

Estabeleça metas claras e realistas e acompanhe de perto os seus progressos. É importante manter um registro diário de treinamento e anotar como se sentiu depois de realizar exercícios. Seja firme, mas também paciente com você mesmo. Leve a sério os seus objetivos, mas sem paranoias.

Se você perdeu um dia de treinamento em um mês, tudo bem, mas se tem faltado a uma ou duas sessões por semana, reavalie as suas metas a curto e longo prazo e reprograme-se.

Mais um aluno da CrossFit Marília que passou por mudança física (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

4- Conheça o seu corpo

O nosso corpo é uma máquina muito eficiente e inteligente. Por esse motivo, ele sempre vai se adaptar para executar as tarefas que lhe são exigidas, empregando o mínimo de esforço possível, para economizar energia. Logo, se você todos os dias fizer exatamente a mesma corrida, o mesmo trajeto, com a mesma passada, seu corpo irá diminuir gradativamente o esforço, até você chegar num ponto a partir do qual, se continuar a correr do mesmo jeito, seu condicionamento físico ficará estacionado.

5- Fuja da zona de conforto

Para alcançar nossas metas é preciso evitar a chamada zona de conforto, buscar variar os exercícios e periodicamente apresentar novos estímulos ao corpo.

6- Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo

Trace objetivos a curto, médio e longo prazo. Os de curto prazo são as atividades que você irá fazer e todo o programa de exercícios e dieta e dias semanais de treino. Os de longo prazo são tudo aquilo que você deseja alcançar: um corpo saudável e um físico estético.

Tente seguir à risca o seu plano. Nenhum programa traz resultados imediatos. Tenha paciência, pois cada organismo tem um tempo de resposta à dieta e aos exercícios. As suas metas em curto prazo o manterão motivados, então seja persistente a elas.

Procure um profissional de educação física, mantenha-se ativo e desenvolva bons hábitos.

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Arian Lima é profissional de Educação Física e coach level 1 da CrossFit

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