Um grupo de pesquisadores da USP e da Unesp investigam uma nova enzima que é capaz de matar as células cancerígenas da Leucemia Linfoide Aguda (LLA), responsáveis por cânceres em crianças e adolescentes. O novo biofármaco foi criado a partir da enzima encontrada na levedura e está passando por testes. Segundo o G1, se aprovado, poderá ser uma alternativa viável, mais barata e eficiente para o tratamento do câncer infantil.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a LLA é a neoplasia infanto-juvenil mais comum. As células leucêmicas não podem fazer nenhum trabalho das células sanguíneas normais, o número dessas células cresce rapidamente e a doença agrava-se num curto intervalo de tempo. De acordo com dados do INCA, entre 2016 e 2017 serão diagnosticados cerca 12.600 novos casos de cânceres pediátricos e juvenis no Brasil, sendo aproximadamente 25% destes representados pela LLA.
O bioquímico Marcos Antônio de Oliveira, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Campus do Litoral Paulista (Unesp-LP), que fica em São Vicente, diz que um dos medicamentos utilizados no tratamento da LLA é composto pela enzima asparaginase, extraída da bactéria Escherichia coli. Apesar da possibilidade de cura ser de 80% na utilização desse medicamento, até 25% dos pacientes desenvolvem reações imunológicas e não podem utilizar o fármaco.
Apesar de existirem outros dois medicamentos alterados, que são utilizadas para “enganar” o sistema imune e permitir a continuidade do tratamento, eles são protegidos por patentes e são muito caros, além de não serem aprovados pela Anvisa.
Fonte: Yahoo
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.