Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

O possível ou o melhor?

Coluna
13 de agosto de 2021

1 Coríntios 9.24-27

INTRODUÇÃO: Nesse texto o apóstolo Paulo compara a nossa jornada da fé cristã com um atleta olímpico disciplinado que faz de tudo para ganhar a corrida e ganhar a medalha de ouro; porém, nós devemos correr para alcançar a incorruptível coroa de glória.

Na olimpíada do Japão, os atletas olímpicos na corrida de 400 metros com barreiras, os três primeiros colocados quebraram todos os recordes de todas as olimpíadas passadas, e um deles é um brasileiro, Alison dos Santos, que ganhou a medalha de bronze.

Os vencedores são sempre os melhores, porque tem autodisciplina, treinam forte diariamente, têm visão e foco, por isso,  preparam-se melhor.

A sociedade em geral normalmente faz apenas o “possível.” Poucos se esforçam para fazer sempre o melhor, usando o melhor que possuem, enquanto não têm o melhor para fazer ainda melhor.

O Senhor nosso Deus merece o nosso melhor, porque Ele nos deu o melhor, Jesus Cristo.

Você está fazendo o possível ou o melhor?

1 – Fazer o possível ou o melhor?

Nos seus estudos, você está fazendo o possível ou o melhor? No exercício de sua profissão, você está fazendo o que é possível ou está fazendo o seu melhor? Na sua célula, você está fazendo o possível ou o melhor? No seu grupo de família, você está fazendo somente o que possível ou está fazendo o melhor? No cuidado com a sua família, você está fazendo o possível ou o melhor?

Quando temos um problema no carro e o levamos a um mecânico, então, perguntamos: “você pode consertar?” Se ele for um mecânico mediano, ele dirá: “vou fazer o possível para consertar o seu carro.” Porém, se ele for um bom mecânico, ele dirá: “Vou fazer o melhor para consertar o seu carro.”

Se você estiver doente, precisando fazer uma cirurgia e for ao médico; se ele for um médico na média dos demais, ele dirá: “vou fazer o possível por você”. Porém, se ele for um médico excelente, ele dirá: “vou fazer o melhor por você…” Nesse você pode confiar.

O mesmo com as demais profissões, como dentista, arquiteto, engenheiro, advogado, psicólogo, pedreiro, carpinteiro…

Quando o diretor fala com o seu funcionário para realizar determinada tarefa; se ele for um funcionário mediano, ele dirá: “vou fazer o possível”. Porém, se ele for um funcionário excelente, ele dirá: “vou fazer o melhor para executar essa tarefa.”

As grandes empresas normalmente dão preferência aos melhores profissionais. Que você seja uma referência entre os melhores.

Um pai amoroso faz sempre o melhor pelos seus filhos; que você seja um pai exemplar, que influência os seus filhos para cumprirem o destino e propósito eterno de Deus para as suas vidas.

Na sua vida cristã, você deve fazer sempre o melhor para o Senhor Deus, porque ele com amor eterno já fez o melhor por você, Jesus Cristo, para te dar a vida eterna.

O seu amor ao Senhor Deus deve ser de todo o seu coração, com toda a sua alma, entendimento e com todas as tuas forças.

A sua adoração ao Senhor Deus deve envolver todas as áreas de sua vida; deve ser apaixonada, vibrante com alegria contagiante.

Quando trouxeram a arca da aliança para Jerusalém, o rei Davi ia adorando, louvando, celebrando e dançando na presença do Senhor Deus com todas as suas forças.

A sua contribuição ao Senhor Deus deve ser com o melhor que você tem e com grande generosidade.

Exemplo: Caim e Abel, este deu o melhor, então, o Senhor Deus aceitou Abel e a sua oferta; Caim deu apenas uma oferta que não representava o melhor que ele poderia oferecer, então, o Senhor Deus rejeitou Caim e a sua oferta.

Ofereça a melhor oferta, com amor e generosidade para a construção do novo templo da igreja do Senhor.

Exemplo: O rei Davi ofereceu o melhor que tinha, com grande generosidade para a construção do templo do Senhor em Jerusalém.

Faça o melhor para Jesus porque ele fez o melhor por você, morrendo na cruz do calvário para te dar eterna salvação.

No trabalho de evangelização, os filhos de Deus precisam fazer sempre o melhor dando continuidade à missão que Jesus começou.

O apóstolo Paulo e sua equipe missionária sempre fizeram o melhor para o Senhor Jesus.

No exercício do ministério pastoral, os pastores que se destacam são aqueles que estudam, oram e fazem o melhor no desenvolvimento do trabalho que Senhor Jesus lhes confiou.

Na sua família, procure fazer sempre o melhor, com o melhor que você possui, enquanto não tem o melhor para fazer melhor ainda. Talvez você não consiga levar os seus filhos a alguns lugares internacionais… Mas pode levar em alguns lugares aqui no Brasil.

Na leitura da Bíblia, separe diariamente o melhor do seu dia para ler e se alimentar da Palavra de Deus.

Na oração, procure oferecer sempre as primícias do seu dia ao Senhor Jesus.

No desenvolvimento de suas funções na igreja de Jesus, faça sempre o melhor com o melhor que você tem, porque você está fazendo para Deus.

Conheço pessoas simples que fazem o melhor, usando o melhor que tem, enquanto não o melhor para fazer ainda melhor.

Há alguns anos, fiz uma viagem para conhecer as igrejas dos ribeirinhos de algumas ilhas no rio Amazonas, eles nos serviram peixe assado sobre brasas, aquilo era o melhor que eles podiam nos oferecer, e estava muito gostoso porque foi feito com amor.

O Pastor Fredy e sua esposa Raquel, seu Tym e sua esposa Agnes; missionários no interior da Guiné Bissau, eles estão fazendo o melhor, com o melhor que têm,  com escola, igreja, projeto agrícola, cuidam da saúde das pessoas.

Conheço líderes de célula de nossa igreja que fazem sempre o melhor, com o melhor que têm; convite personalizado, casa limpa e arrumada, recepção amorosa, fazem o estudo com excelência na dependência do Espírito Santo, no final oferecem lanche, churrasco e lembrancinha personalizada.

2 – Quem faz sempre o melhor torna-se excelente.

Quem faz sempre o melhor, com o melhor que tem, torna-se excelente no que faz, seja qual for a sua profissão.

Jovem, tenha uma grande visão de futuro, seja dedicado, esforçado, disciplinado nos estudos, tenha foco, faça sempre o melhor e torne-se excelente.

Faça sempre o melhor no exercício de sua profissão, torne-se excelente, faça tudo para a glória de Deus.

O mecânico cristão precisa fazer sempre o melhor até atingir a excelência.

O professor cristão deve preparar a melhor aula e ensinar com excelência.

O funcionário público cristão precisa exercer a sua função da melhor forma e servir com excelência.

O médico cristão deve fazer sempre o melhor e exercer a sua linda profissão com excelência.

O dentista deve fazer sempre o melhor até atingir a excelência no exercício de sua profissão.

Assim deve ser com todas as profissões, e também com todas funções na igreja de Cristo. 

Seja dedicado, faça sempre o melhor e com excelência em tudo o que fizer para o Senhor, porque a excelência honra a Deus e abençoa as pessoas.

Em todas as áreas de sua vida, faça sempre o melhor até atingir a excelência no serviço do Senhor.

3 – Fomos salvos e escolhidos por Jesus para fazer sempre o melhor.

Jesus fez sempre o melhor, sempre que alguém lhe procurava precisando de um milagre, ele nunca disse: “Vou fazer o possível para te ajudar.” Ele sempre fazia imediatamente o melhor, curando, libertando, restaurando, alimentando, praticando a justiça, salvando, ressuscitando os mortos.

Os primeiros discípulos fizeram o melhor para Jesus, a ponto de darem as suas próprias vidas pela missão que o Senhor lhes confiou.

Devemos fazer o melhor na igreja de Jesus:

A liderança do ministério de culto precisa fazer o melhor e com excelência.

Os membros da equipe de louvor precisam tocar, cantar, adorar, celebrar e ministrar, oferecendo sempre o melhor ao Senhor nosso Deus.

O pessoal da mídia, o trabalho de vocês deve ser feito com excelência para a glória de Deus.

O pessoal do som, cada um deve fazer o melhor para honra e glória de Jesus.

Os líderes de célula precisam fazer sempre o melhor, com o melhor que têm, para ganhar muitas vidas e assim o Cordeiro de Deus receberá a recompensa do seu sacrifício na cruz.

Os líderes do ministério de família devem fazer o melhor, com excelência para abençoar as famílias e levá-las à salvação em Cristo Jesus.

Os líderes do ministério de interseção precisam fazer sempre o melhor, com fervor e perseverança até que a nossa cidade seja cheia do conhecimento da glória de Deus como as águas cobrem o mar.

Os responsáveis pelo estacionamento, precisam fazer o melhor e com excelência para receber bem os filhos de Deus.

Os centuriões, devem fazer sempre o melhor para oferecer segurança ao povo de Deus.

A ação social da igreja precisa fazer sempre o melhor, com o melhor que temos para abençoar muitas pessoas.

Os líderes do ministério infantil devem fazer o melhor para ensinar com amor as crianças no caminho que elas devem andar.

Os que irão servir nos encontros face a face com Deus precisam servir oferecendo o seu melhor e com excelência.

Faça o melhor na pregação do Evangelho.

O apóstolo Paulo com dedicação fez sempre o melhor para o Senhor durante toda a sua vida ministerial, a ponto de declarar que a sua vida só teria sentido de continuar se fosse para cumprir com alegria o ministério que o Senhor lhe confiou.

Melhor do que começar bem, é terminar bem, aprovado, com a consciência tranquila e a certeza no coração de que fez o melhor para Cristo Jesus.

CONCLUSÃO

O Senhor Deus fez o melhor por nós, enviando Jesus Cristo para buscar e salvar a humanidade perdida.

O melhor de Deus é Jesus Cristo, nosso Senhor e eterno salvador.

O lar eterno que o Senhor Deus tem preparado para você é o melhor, a nova Jerusalém, suas ruas são de ouro puro, de pedras preciosíssimas como jaspe, safira, esmeralda… os fundamentos da muralha da cidade são adornados de pedras preciosas, as portas são pérolas, cada porta é uma só pérola (Apocalipse 21.9-27).

O Senhor Deus tem preparado coisas grandiosas para aqueles que o amam.

Em resposta ao grande amor de Deus por você, faça o melhor para Deus, agora.

Aleluia! Amém!