Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Movidos pelo Espírito Santo

Coluna
30 de julho de 2021

“Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1.20,21).

A Bíblia Sagrada é viva, inspirada, poderosa, infalível, a eterna Palavra de Deus, a nossa única regra de fé e conduta, ela não é fruto de tradição religiosa ou pesquisa teológica. A Bíblia levou mais de 1.500 anos para ser escrita, os cerca de 40 homens que a escrevam, viveram em épocas diferentes, com as mais diferentes profissões, porém, todos eles foram movidos pelo Espírito Santo de Deus.

Muitas pessoas são movidas pelo que diz a grande mídia, as tendências do momento, a pressão da sociedade corrompida e perversa, os desejos carnais, os sentimentos enganosos, as paixões, a cobiça e até a ganância.

A vontade de Deus, o nosso Pai, é que diariamente sejamos guiados pelo Espírito Santo em todas as áreas de nossa vida.

Pensar, sentir, falar e agir como Jesus deve ser o nosso maior objetivo. Porém, isso só é possível se formos revestidos, cheios, possuídos e movidos pelo Espírito Santo.

Quando o Espírito Santo vem sobre uma pessoa, tudo muda.

Quando o Espírito Santo veio sobre Maria, ela deu à luz ao Filho de Deus, segundo a carne.

“Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:35).

Quando o Espírito Santo veio sobre os discípulos eles começaram a ganhar muitas pessoas para o Senhor Deus e passaram a fazer discípulos para Jesus em todas as nações. Antes de Jesus enviar a igreja para evangelizar o mundo, ele enviou o Espírito para estar com a igreja para sempre.

“Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava” (Atos 2:1-4 NVI).

Nesses últimos meses, você já ouviu de mais as vozes desse mundo tenebroso, dessa sociedade corrompida e perversa; volte a ouvir o som do céu, a voz do Espírito Santo, seja guiado pela voz do Senhor.

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”(Apocalipse 2.7).

Quando o apóstolo Pedro negou a Jesus, ele não se sentia mais no “time,” na equipe principal do Senhor. Porém, Jesus ressuscitou, então, enviou a seguinte mensagem:

“Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia; lá o vereis, como ele vos disse” (Marcos 16:7).

Jesus estava dizendo: “você desistiu de mim, mas eu não desisti de você.” A palavra de Jesus para você, é a mesma hoje. Não importa os seus pecados, erros, problemas, o Senhor Jesus te ama, ele quer te levantar, te restaurar, te encher com o Espírito Santo e te dar um lindo ministério.

Quando o Espírito Santo veio sobre o apóstolo Pedro, tudo mudou, ele nunca mais negou o Senhor, deu todos os seus dias na evangelização, no cuidado com a igreja, e, por amor a Jesus, morreu como mártir.

A pregação do evangelho de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo traz resultados extraordinários e crescimento exponencial.

“Quando ouviram isso, ficaram muito comovidos e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: que faremos, irmãos? Pedro respondeu: arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo. Porque a promessa é para vocês e para os seus filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: salvem-se desta geração perversa. Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.” (Atos 2:37-41)

O Espírito Santo promove firmeza na fé, perseverança na oração, milagres extraordinários, comunhão entre os salvos, temor ao Senhor, união, unidade, generosidade, compromisso com o culto de celebração, adoração contagiante, paixão pela pregação do evangelho e o crescimento diário da igreja.

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2:42-47).

O que fez a diferença na vida dos apóstolos foi o batismo, o poder, a unção e a plenitude do Espírito Santo.

Ser movido pelo Espírito Santo é deixar tudo nas mãos dele, tudo sob o governo e o controle dele. É entregar tudo o que somos e temos ao governo e à direção do amado Espírito Santo.

O Senhor Jesus era ungido, guiado, dirigido e movido pelo Espírito Santo.

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto.”(Lucas 4:1)

Jesus só começou o seu ministério terreno após jejuar e orar durante quarenta dias e quarenta noites e receber o poder do Espírito Santo. “Então Jesus, no poder do Espírito, voltou para a Galileia, e a sua fama correu por toda aquela região. E ensinava nas sinagogas, sendo elogiado por todos.” (Lucas 4:14-15)

Jesus Cristo é o ungido de Deus.

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e proclamar o ano aceitável do Senhor.” (Lucas 4:18-19)

Jesus fez todas as coisas pelo poder, unção, direção e capacitação do Espírito Santo.

“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (Atos 10:38)

O caminho para uma vida cristã autêntica, santa, ungida, poderosa e vitoriosa é no poder e na dimensão do Espírito Santo. A promessa de uma vida na unção e no poder do Espírito Santo, é para todos os filhos de Deus de todas as gerações.

Seja revestido, cheio, ungido e movido pelo Espírito Santo de Deus.

Aleluia! Amém!

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui e entre para o nosso grupo.