Érika Malheiros, Autor em Marília Notícia https://marilianoticia.com.br/colunista/erikamalheiros/ Aqui você lê a verdade! Tue, 24 Sep 2024 17:18:55 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Caminhos para a beleza: técnicas modernas e o respeito à individualidade https://marilianoticia.com.br/caminhos-para-a-beleza-tecnicas-modernas-e-o-respeito-a-individualidade-2/ Tue, 24 Sep 2024 14:34:00 +0000 https://marilianoticia.com.br/?p=608197 O consultório de cirurgia plástica é um universo fascinante, um mosaico de personalidades e aspirações. Há aqueles que chegam com narizes perfeitos, na minha opinião, mas que desejam, ainda assim, melhorá-los. Nessas horas, eu preciso ser a voz da razão, lembrando que a beleza não segue um molde único. Nem todo nariz precisa se parecer […]

The post Caminhos para a beleza: técnicas modernas e o respeito à individualidade appeared first on Marília Notícia.

]]>
Cirurgias realizadas no hospital dia Érika Malheiros (Foto: Divulgação)

O consultório de cirurgia plástica é um universo fascinante, um mosaico de personalidades e aspirações. Há aqueles que chegam com narizes perfeitos, na minha opinião, mas que desejam, ainda assim, melhorá-los. Nessas horas, eu preciso ser a voz da razão, lembrando que a beleza não segue um molde único. Nem todo nariz precisa se parecer com outro para ser bonito. Ah, este Instagram, que perigo ele pode ser! Por outro lado, há os que convivem com narizes grandes, desproporcionais, e seguem felizes assim. E quem sou eu para semear a dúvida em uma alma que está bem consigo mesma?

No rejuvenescimento facial, a dinâmica é semelhante. Pessoas que se angustiam por uma ruguinha mínima, enquanto outras simplesmente não ligam, vivendo plenas em sua paz. O essencial é encontrar um profissional que tenha bom senso para orientar, evitando as armadilhas da obsessão, e que respeite aqueles que vivem em harmonia com o espelho.

Antes de optar por uma cirurgia facial, há muito a se fazer. Mas é preciso cuidado com os excessos, com gastos desnecessários e, claro, com as frustrações. A boa alimentação, hábitos saudáveis, evitar o sol, hidratar, proteger e estimular a pele são pilares fundamentais. No consultório, adoro usar o Exilis para flacidez, um tratamento que promove um bioestímulo natural, retardando os efeitos do envelhecimento.

Gordura, preenchimento natural, volumiza e regenera (Foto: Divulgação)

Há casos, porém, em que os preenchimentos bem planejados são um bom aliado. Confesso que não sou adepta do termo “harmonização facial”. Para mim, ele carrega um peso de confusão, de promessas excessivas. Prefiro falar em equilíbrio e planejamento. Quando o objetivo é um resultado mais duradouro na reposição de volume, a gordura se torna nossa maior aliada. Ela preenche, regenera, traz saúde para a pele. E o que fica, cerca de 60%, permanece para sempre. Mas é preciso que seja aplicada por mãos experientes, de quem entende e seja especialista nesta área.

A toxina botulínica é outra peça essencial. Mesmo com lifting, ela suaviza algumas rugas, melhorando o resultado, evitando aquela aparência exagerada de outros tempos, quando a pele era esticada até a deformidade. Hoje, buscamos a naturalidade, o frescor discreto.

Preenchimentos bem executados podem ter ótimos resultados (Foto: Divulgação)

E então chegamos ao lifting facial, uma cirurgia que, quando bem executada, resgata a pessoa de volta a si mesma. Não há procedimento dermatológico que consiga reproduzir o efeito do lifting. As novas técnicas, como o deep plane facelift e o deep neck lifting, trouxeram ainda mais durabilidade e resultados superiores. E, quando colocamos na ponta do lápis, a cirurgia se revela muito mais econômica do que anos de tratamentos paliativos. Para os pacientes que não descartam a cirurgia, é uma escolha que compensa.

Costumo realizar meus liftings com anestesia local e sedação. Temos nosso próprio hospital, o que torna a experiência muito menos traumática e, diria até, prazerosa. A recuperação, por sua vez, está cada vez mais rápida e tranquila. E, com a crescente demanda de pacientes de outras cidades e estados, estamos felizes em inaugurar nosso serviço de concierge. Uma estadia de luxo, repleta de cuidados, onde nós nos preocuparmos com o conforto e bem estar do paciente durante toda sua estadia.

Realização de biocream (creme com própria gordura do paciente) para ser usado no pós operatório (Foto: Divulgação)

Nesta semana, embarco para Istambul. Vou me aprimorar ainda mais nas técnicas de lifting com os maiores cirurgiões plásticos de face e nariz da atualidade. E, claro, volto com novidades!!

***

A médica Érika Malheiros Bastos (CRM 90590-SP/RQE 64165) é especialista em cirurgia plástica. É formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a médica é pós-graduada com mestrado e doutorado pela mesma instituição. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS).

Érika comanda a Clínica-Hospital Dia Érika Malheiros – especializada em cirurgia plástica –, que funciona na rua Luís Pereira Barreto, 300, no Jardim Maria Izabel, zona leste.

Figura mostra a perda de gordura que ocorre com a idade (Arte: Divulgação)
E o aperfeiçoamento nunca para. Esta semana, a Érika embarca para Istambul para aprimorar técnica de lifting facial e rinoplastia (Arte: Divulgação)

The post Caminhos para a beleza: técnicas modernas e o respeito à individualidade appeared first on Marília Notícia.

]]>
Harmonia ou caricatura? O dilema do rejuvenescimento facial na era moderna https://marilianoticia.com.br/harmonia-ou-caricatura-o-dilema-do-rejuvenescimento-facial-na-era-moderna-2/ Thu, 05 Sep 2024 10:00:56 +0000 https://marilianoticia.com.br/?p=601150 Ah, o tempo, esse artesão silencioso que esculpe nossos rostos com mãos invisíveis. Na era dos espelhos digitais, onde cada imagem capturada reflete não só a face, mas também as aspirações e inseguranças de um tempo que se vê a si mesmo, o rejuvenescimento facial tornou-se um ofício de urgências. Vivemos uma época em que […]

The post Harmonia ou caricatura? O dilema do rejuvenescimento facial na era moderna appeared first on Marília Notícia.

]]>
Médica Érika Malheiros Bastos é especialista em cirurgia plástica (Foto: Divulgação)

Ah, o tempo, esse artesão silencioso que esculpe nossos rostos com mãos invisíveis. Na era dos espelhos digitais, onde cada imagem capturada reflete não só a face, mas também as aspirações e inseguranças de um tempo que se vê a si mesmo, o rejuvenescimento facial tornou-se um ofício de urgências. Vivemos uma época em que o rosto, essa nossa máscara diária, é submetido a intervenções que prometem harmonia, mas por vezes nos devolvem caricaturas de nós mesmos. 

Andando pelas ruas, percebo uma inquietação que beira a confusão: sorrisos que já não brilham como antes, mas que agora se destacam pela exagerada volumetria de lábios, moldados mais pelo desejo de pertencer a um ideal do que pelo respeito à natureza de quem os possui. Aquela moça linda cuja boca, que antes era pequena, mas encantadora, surge agora inflada ao exagero, não parecendo algo de Deus. E quem a ostenta, sem perceber a dissonância, nem percebe que beira o ridículo. Para que tão grande? Moda! 

A flacidez, que deveria ser tratada com cuidado, é enfrentada com o excesso, com a promessa ilusória de uma tal “harmonização facial”. Ah, que ironia… Harmonia vendida em frascos, injetada como quem segue uma receita de bolo, ignorando o fato de que cada rosto é único, cada linha é a assinatura de uma vida. O que é harmônico para um, pode ser dissonante para outro. E assim, vemos rostos inchados, maçãs proeminentes, bocas, queixos e mandíbulas que, embora livres de rugas, carregam o peso de um estranhamento que não se esconde.

(Imagem: Divulgação)

Não sou contra preenchimento de face, pelo contrário, faço há 20 anos e adoro, mas tem um ponto que flacidez precisa de algo mais. Se leve, aparelhos, minilifting. Se mais avançada, por que não um lifting? Cirurgia que se bem planejada e executada, faz um resgate do indivíduo. Adoro ouvir meus pacientes contarem sobre o reencontro que tiveram com seu eu do passado há muito esquecido. É indescritível esta sensação seja a do paciente, seja a minha. 

Como sempre digo: 

“Nada tem o poder de rejuvenescer com naturalidade do que um lifting bem planejado e executado.” 

E as sequelas, ah, as sequelas… São os fantasmas que caminham ao lado dessas promessas de rejuvenescimento. Sequelas que, às vezes, nos tomam horas, dias, para serem reparadas, (quando isto é possível) numa batalha contra o tempo e contra o malsucedido. Há poucos dias, passei longas nove horas corrigindo os estragos de procedimentos não muito felizes na “papada” de uma paciente. Felizmente, o lifting ficou ótimo, mas a que custo? 

Não deveria ser assim, é assustador. Brinco que a cada dia, os faces parecem um lixão na Baía de Guanabara. Impressionante o que encontro nas cirurgias, o que torna tudo mais difícil e perigoso.  

Sempre digo aos meus pacientes que é preferível ter rugas do que perder a expressão, aquela centelha de vida que se revela no olhar. A expressão, sim, essa é a minha verdadeira busca. Não se trata de apagar os sinais do tempo, mas de iluminar o que há de belo na vida que ainda pulsa no rosto. Remover a dor, o cansaço, a tristeza, e deixar que a face se mostre mais alegre, jovem, simpática e… orgânica.  

Cada rosto pede um cuidado diferente, um olhar atento e sensível que saiba escolher o melhor caminho, o tratamento mais adequado para aquele momento. 

É essencial que os pacientes tenham noção de que tudo isto não é uma coisa simples e que nosso rosto é nosso cartão de visita e contém a “seda” mais preciosa do mundo. Não é só porque uma pessoa tem acesso a “tesoura agulha e linha” que daria minha seda pura para ela. 

Quem sabe, no futuro, possamos olhar para trás e ver que superamos esses tempos de sombras e confusão, caminhando para uma era em que a beleza seja, antes de tudo, uma expressão autêntica da vida que vivemos. 

Não deixe de conferir as próximas matérias desta coluna onde falarei sobre cada aspecto deste fascinante assunto – Rejuvenescimento facial. 

A próxima será sobre lifting facial. 

***

A médica Érika Malheiros Bastos (CRM 90590-SP/RQE 64165) é especialista em cirurgia plástica. É formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a médica é pós-graduada com mestrado e doutorado pela mesma instituição. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS).

Érika comanda a Clínica-Hospital Dia Érika Malheiros – especializada em cirurgia plástica –, que funciona na rua Luís Pereira Barreto, 300, no Jardim Maria Izabel, zona leste.

The post Harmonia ou caricatura? O dilema do rejuvenescimento facial na era moderna appeared first on Marília Notícia.

]]>