Desde 2014, mais de 64000 artigos.
,/2021

Bosque recebe espetáculo teatral ‘Maria Peregrina’

Cidade
25 de novembro de 2021

Cena de espetáculo (Foto: Divulgação)

Neste sábado (27), o Grupo Teatral Soarte, de Ourinhos, traz para Marília o espetáculo teatral “Maria Peregrina”. Peça ocorre a partir das 16h, no Bosque Municipal Rangel Pietraroia, com entrada gratuita.

O evento, que é apoiado por edital do Proac Expresso Lei Aldir Blanc, do Governo do Estado de São Paulo, recebeu o “Prêmio por histórico de realização em teatro”. Em Marília, recebe também o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

A peça teatral tem texto de Luis Alberto de Abreu e apresenta características do teatro popular, com referências como a Folia de Reis e abordagens do universo cultural do interior do Estado de São Paulo. Espetáculo traz na dramaturgia momentos de drama e comédia e tem o objetivo de levar ao público entretenimento e reflexão.

SINOPSE

Um romeiro a caminho de Aparecida encontra uma mulher desmemoriada na beira da estrada. A partir deste encontro, o romeiro ajuda a mulher a relembrar sua identidade. Três histórias distintas que envolvem drama e comédia se entrelaçam, permitindo que a memória desta mulher misteriosa seja reconstruída.

As histórias narradas pelo romeiro resgatam lembranças e acontecimentos que revelam a vida de Maria Peregrina, personagem do folclore popular do interior do Estado de São Paulo, considerada santa pela população de São José dos Campos, cidade onde viveu e faleceu.

FICHA TÉCNICA

Direção: Leandro Faria;

Produção: Marcelo Piraju;

Elenco: Rubia Rochetto, Bruna Domingues, Weber Carvalho, Leandro Faria, Neguitinho e Leandro de Paula;

Cenografia: Nilza Guerreiro;

Contrarregra: Lucas Silva;

HISTÓRICO

A Associação Cultural Soarte iniciou suas atividades na cidade de Ourinhos em 1993. Durante esses anos a Soarte contribuiu para o desenvolvimento cultural da cidade, realizando espetáculos, oficinas, exposições, debates e outras atividades ligadas à cultura.

Até o ano de 2008, o grupo foi dirigido pelo Sérgio Nunes Faria, artista que contribuiu ativamente para o desenvolvimento da cultura na cidade e região. Sérgio faleceu em 2008, e a partir deste ano o grupo começou a ser dirigido pelo diretor e ator Leandro Faria. O grupo trabalha com um teatro de repertório, e desenvolve peças adultas e infantis.

Os espetáculos infantis que o grupo produz são educativos e ajudam as crianças a se informarem, sobre temas importantes como o combate ao trabalho e a exploração sexual.

A Soarte já realizou também espetáculos infantis sobre o meio ambiente, coleta seletiva de lixo e prevenção de DSTs para o público infanto-juvenil. O grupo já viajou para sete estados do país, se apresentando em mais de cem cidades.

Durante a trajetória de 28 anos de teatro, a Soarte já realizou muitos projetos culturais e participou de mostras e festivais teatrais. Em 2018, a associação foi contemplada como Ponto de Cultura, no edital de chamamento e seleção para premiação de iniciativas da “Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva no Estado de São Paulo.

(Arte: Divulgação)