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‘Manter a linha’ em 2022 é possível e requer rotina

Coluna
05 de janeiro de 2022

2022 começou e com ele chegou a vontade de ter uma vida mais saudável. Todo ano, a Virada traz consigo novas expectativas e perspectivas para o ciclo que se inicia.

Apesar disso, o tão sonhado projeto fitness sempre fica no meio do caminho com o passar do tempo. Iniciar uma rotina de exercícios requer disciplina para ter sucesso nos treinos.

É possível deixar para lá a famosa frase “segunda-feira vou começar o projeto fitness” com estas seis dicas, para evitar o auto-boicote e conquistar resultados duradouros. Confira:

  • Seguir uma rotina é essencial

É indicado elaborar uma programação pessoal com os seus horários e os horários dos treinos para evitar boicotes. Escolher exercícios que estejam de acordo com o nível de condicionamento físico e que sejam adaptáveis costumam criar uma adesão maior ao treino, quando necessário.

  • Faça um esporte que você gosta

O sucesso está em apostar em atividades que promovam bem-estar. O erro está em treinar sem vontade, sem fazer um esporte que goste. Isso desanima a longo prazo. Por isso, procure treinos que se enquadrem a seu perfil.

“O exercício físico ideal é uma coisa muito pessoal. Nem sempre uma atividade que seja legal para um, será para outro. Então, procure entender qual o seu perfil para fazer exercícios que tornem o seu treino algo natural”.

  • Crie comportamentos saudáveis

Obter um bom resultado físico é a soma de vários fatores de uma rotina saudável. Ou seja, nenhum resultado se resume apenas aos exercícios físicos, tudo se complementa.

  • Evite o desânimo

Tente deixar a roupa, acessórios e refeições pré e pós-treinos prontos um dia antes para evitar desânimo no dia do treino.

“Essa dica é fundamental para os iniciantes que até criar o hábito de treinar com frequência, tudo pode ser motivo de boicote e uma estratégia para evitar isso é não deixar para se se preparar minutos antes do treino”.

  • Registre a sua evolução

Uma boa dica é registrar a evolução em fotos.

É muito importante receber estímulo mensais ou semanais para não desistir no meio do caminho. Com esses registros é possível saber o quanto avançou no processo e ver que é possível ir além para chegar ao resultado esperado.

  • Não se comparar

Cada organismo terá uma resposta metabólica aos treinos ou dietas. Então, não se preocupe se atingir os resultados em tempos diferentes do seu parceiro de treino. Isso não é falta de disciplina, mas sim o seu corpo mostrando que é preciso respeitar o tempo dele.

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Arian Lima é profissional de Educação Física e coach level 1 da CrossFit