Desde 2014, mais de 70000 artigos.
,/2022

CrossFit é a estratégia para prevenir lesões durante as atividades físicas

Coluna
21 de junho de 2022

A prática de exercícios físicos vem se tornando uma das grandes aliadas para a melhora da saúde, prevenção de doenças, melhora da estética corporal e desenvolvimento das capacidades físicas.

O avanço da prática esportiva é justificado pelo grande número de informações científicas e também pela difusão de informações através das mídias, que ressaltam que a prática exerce inúmeros benefícios, não apenas a nível físico, mas em relação à saúde mental.

Independente da modalidade escolhida, a atividade esportiva expõe as pessoas às lesões físicas, muitas vezes mais graves do que as lesões por esforços repetitivos (LER/Dort) e em locais mais acometidos, que são: joelhos, tornozelos e ombros que, na maioria das vezes, são constatadas essas lesões em atletas amadores e que podem prejudicar a qualidade de vida.

Apesar das inúmeras investigações para desenvolver estratégias de prevenção das lesões, como controle do peso para determinado esporte, organização do treino de acordo com a individualidade de cada um, uso de acessórios, roupas e calçados adequados, uma modalidade esportiva que dá a base e consciência corporal, e pode ser utilizada como uma das estratégias para a prevenção de lesões, ao contrário de que muitas pessoas pensam, é o CrossFit.

A proposta da modalidade é a integração do Sistema Neuromuscular com o treino de padrões de movimento e não o trabalho de grupos musculares isoladamente, pois atividades cotidianas e desportivas exigem a ativação de diversos grupos musculares ao mesmo tempo e, baseado neste princípio primordial, é uma excelente ferramenta para melhorar a qualidade de vida, prevenir lesões e ainda aperfeiçoar o desempenho de atletas, a partir do desenvolvimento da consciência e controle corporal, melhora da coordenação motora, do equilíbrio muscular, da força e do tônus muscular, diminuindo a incidência de lesões.

Diante de tudo isso, vamos entender um pouco como o treinamento pode ser super interessante para auxiliar na prevenção das lesões em atletas amadores.

Quais as lesões mais comuns em atletas amadores?

As principais lesões em atletas amadores e exercícios físicos são aquelas de grau 1, definidas como microtraumatismos de fácil tratamento e recuperação, sem gerar consequências maiores ao organismo.

Dentre as lesões desportivas mais frequentes temos as musculares, características de esportes coletivos ou de contato que exigem alta potência e força, como o atletismo, basquete, judô e futebol.

Dentre as classificações as mais comuns são:

  • distensão: alongamento excessivo, esforço exagerado, uso repetitivo do tecido mole;
  • entorse: sobrecarga intensa, estiramento ou ruptura de tecidos moles, como cápsula articular, ligamento, tendão ou músculo;
  • subluxação: deslocamento incompleto ou parcial que normalmente envolve trauma;
  • luxação: deslocamento de uma parte, geralmente ósseas, de dentro de uma articulação;
  • ruptura muscular/tendínea: se a ruptura ou laceração é completa, o músculo não traciona a lesão, de modo que o alongamento ou contração do músculo não causa dor;
  • tendinite: é a inflamação de um tendão;
  • bursite: inflamação de uma bursa;
  • contusão: lesão devido a um golpe direto, levando a ruptura capilar, sangramento, edema e uma resposta inflamatória.

Como o CrossFit auxilia a evitar as lesões em atletas amadores?

O treinamento baseado na funcionalidade, ou seja, exercícios e movimentos que, quando realizados, favorecem de forma integrada e multidimensional, implicando a aceleração, a desaceleração e a estabilização, com o objetivo de aprimorar a habilidade do movimento. O treinamento através destes princípios, possui uma ampla possibilidade de aplicação e transferência dos efeitos do treinamento para o esporte e para as atividades da vida diária.

O resultado? Maior consciência corporal, coordenação neuromuscular, estabilização e fortalecimento das estruturas necessárias para um bom desempenho no esporte. Lembrando que é indispensável o acompanhamento de um profissional de educação física que seja certificado pela CrossFit inc.

***
Arian Lima é profissional de Educação Física e coach level 1 da CrossFit Marília