Desde 2014, mais de 70000 artigos.
,/2022

Cinco experiências que vivenciei dentro do CrossFit

Coluna
17 de março de 2022

Arian Lima é profissional de Educação Física (Foto: Divulgação)

O que não te contam é que o CrossFit é uma metodologia completa de condicionamento físico e, por trabalhar essencialmente com movimentos funcionais, pode ser praticado por qualquer pessoa. Inclusive como forma de reabilitação.

Porem, mais que tonificar o corpo e emagrecer, a modalidade transforma socialmente e emocionalmente a vida dos praticantes.

Os desafios diários dos treinos sem rotina e a superação de medos e limitações fortalecem a mente. A comunidade acolhedora e o ambiente diversificado e seguro são celeiros de boas amizades e ótimas histórias.

Intrínseco na modalidade há mais de hoje anos, hoje vou falar da modalidade que mudou a minha visão sobre o fitness e meus hábitos diários.

Aqui vai uma lista das rotinas que vemos diariamente dentro da CrossFit Marília:

1- Mudança na qualidade de vida

Por esta característica motivadora de superação a cada treino, as pessoas, sem perceber, acabam se disciplinando e quando se dão conta, já estão treinando seis dias da semana. O que antes, para a maioria era impensável. Com o bom ambiente das aulas, o treinamento em grupo e o incentivo mútuo entre os alunos, esse momento você se dedica ao treino e transforma sua necessidade de se movimentar em lazer compartilhado com amigos.

2- Superação constante

Existem exercícios que a primeira vista podem intimidar, mas calma. Não se assuste, nossos treinadores são capacitados para adaptar e fazer com que todos os alunos tenham o mesmo estímulo muscular, independente do nível de condicionamento ou limitação específica. É isso que traz esta sensação de pertencimento a todos que integram a nossa comunidade. Sabe aquela coisa de apreciar o caminho e parar só no objetivo final? A gente consegue sentir isso aqui! E são as pequenas conquistas do dia a dia e a superação individual em cada treino que tornam o CrossFit tão motivador.

3- Senso de comunidade

A formação de grupos por afinidade é algo inerente ao traço social do ser humano. Quando todos da aula já acabaram o treino e começam a torcer para que você consiga terminar antes do tempo, ou até mesmo quando param para ver a sua tentativa de superar um recorde pessoal são coisas como essas que vivenciamos diariamente. Torcer e vibrar pelo seus companheiros de treino é algo extremante gratificante.

4- Desafio pessoal

Para pessoas competitivas há estímulos de realização e metas tangíveis a longo e curto prazo. Para pessoas introvertidas há momentos de introspecção, concentração. Para pessoas que buscam saúde, há propósito e uma comunidade unida para fazer parte. Para quem busca estética, o resultado do seu trabalho duro será lindo.
O Crossfit é um esporte que estimula tudo que é motivador e usamos de várias técnicas e mecânicas para engajar seus praticantes.

5- Aprendizado diário

Não é simplesmente uma atividade física, apesar de muitos procurarem como uma alternativa de apenas colocar o corpo em movimento. Na CrossFit Marília, você realmente melhora sua consciência corporal e aprende movimentos extremamente desafiadores. E, é claro, que tudo isso segue uma progressão lógica, onde o coach mostra primeiramente os movimentos mais básicos e segue uma evolução de acordo com a capacidade do aluno. É um desafio novo todos os dias.

Enfim, atualmente, é praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar de CrossFit. Mas, saber o que realmente é e o impacto da modalidade na vida das pessoas, só quem pratica sabe. Teste-se, supere-se fisicamente e mentalmente todos os dias e saia satisfeito por ter sido melhor que ontem. Sorria durante o processo. E aqui vai uma dica: “se você ainda possui algum preconceito com a modalidade, abra sua mente e dê uma chance ao CrossFit. Você merece!”

Abaixo o testemunho de um aluno da CrossFit Marília que mudou de vida drasticamente e resolveu compartilhar parte do processo:

Antes de iniciar os treinos no box da CrossFit Marília (Foto: Divulgação)

“Em setembro de 2019, depois de uma certa insistência de um amigo em conhecer o CrossFit Marília, engoli o preconceito (em razão de algumas falas que havia ouvido de pessoas que sequer já haviam pisado no box) e resolvi conhecer o lugar, principalmente para confirmar aquilo que eu imaginava: que aquilo não era pra mim, um obeso sem qualquer esperança de melhora.

Já no primeiro treino experimental percebi que ali existia algo de diferente da maioria dos lugares que conhecia: treinos completamente dinâmicos e adaptáveis àquela minha condição, bem como profissionais que me respeitavam e se preocupavam com técnicas e postura (justamente para não sofrer com as possíveis lesões que eu teria, segundo as previsões daqueles que me contraindicavam o CrossFit).

Novamente, fui muito bem recepcionado pelos profissionais, que sempre me ajudaram e adaptaram todos os treinos para mim. E não só isso, o espírito de comunidade, incentivo e auxílio dos demais atletas fizeram eu me sentir inserido num universo que nunca imaginei estar presente.

Hoje, depois de alguns anos sem conseguir me encarar em frente ao espelho, hoje assim faço com alegria.

Agradeço à CrossFit Marília (e a todos os profissionais, sem qualquer exceção), não só por isso, mas por poder me proporcionar meu ‘remédio diário’ no que tange aos problemas com ansiedade e pela melhora na qualidade de vida.

Quem escreveu esse sincero testemunho, nunca gostou de realizar qualquer atividade física (apesar de insistir em algumas) e, atualmente, não consegue enxergar os dias sem realizar aquela hora de treino na CrossFit Marìlia, que deixam os meus dias mais felizes.”

Depois dos treinos no box da CrossFit Marília (Foto: Divulgação)

***
Arian Lima é profissional de Educação Física e coach level 1 da CrossFit Marília