Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Aproveitando ao máximo as oportunidades (Parte 1)

Coluna
07 de maio de 2021

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.” (Efésios 5.15,16).

Nós podemos fazer desses dias difíceis que estamos vivendo, um período de crise sem precedentes, ou nós podemos transformar a crise em uma grande oportunidade de demonstrar o amor de Deus para muitas pessoas.

Como discípulos do Senhor Jesus Cristo, nós temos a oportunidade de servi-lo com dedicação, consagração, fé, santidade, amor, alegria e perseverança, dando continuidade à missão que Jesus começou e que foi confiada a nós.

Servir ao senhor Jesus Cristo e às pessoas de nossa geração é uma honra e um grande privilégio para cada um de nós que fomos alcançados por tão grande e eterna salvação.

Para aproveitar ao máximo cada oportunidade que o Senhor coloca diante de nós, é preciso viver com discernimento e sabedoria.

O Senhor nosso Deus e Pai sempre coloca diante de nós grandes oportunidades, e a vontade dele é que possamos aproveitar ao máximo cada uma delas, com dedicação, fé, coragem e determinação.

Quem não aproveita bem as oportunidades que Deus dá torna-se uma pessoa mediana; porém, quem aproveita ao máximo as oportunidades que Deus dar, torna-se uma pessoa excelente, uma grande benção para a sociedade e deixa um grande legado de fé para as próximas gerações.

1 – Pessoas da Bíblia que perderam grandes oportunidades.

Adão e Eva, eles viviam no paraíso, o jardim de Deus, no Éden, tinham diariamente o privilegio de desfrutar da presença manifesta do Senhor e da sua companhia, mas por causa do pecado da rebelião contra Deus, eles perderam a grande oportunidade de continuar vivendo no jardim do Éden, e, de continuarem sendo discipulados pelo Senhor Jesus (Gênesis 2:15-17 NVI). Adão e Eva, perderam a maior oportunidade de todos os tempos, formar a humanidade sem pecado.

Esaú teve o privilégio de nascer em um lar abençoado, debaixo das promessas de Deus, porém, ele deliberadamente abriu mão dos seus direitos de primogenitura, trocando-os por um prato de lentilhas. Esaú perdeu a oportunidade de dar continuidade à linhagem e a fé de Abraão, ser um dos pais da nação de Israel e entrar para a genealogia de Jesus Cristo (Gênesis 25:29-34 NVI; Hebreus 12:16-17).

A mulher de Ló, Deus enviou dois anjos à casa de Ló para salvar a sua família da destruição da cidade de Sodoma, porém, a mulher de Ló, “olhou para trás,” “demorou-se,” perdeu a grande oportunidade de ser salva pelos anjos do Senhor, então, ela foi transformada em uma estátua de sal (Gênesis 19:24-26 NVI).

Jesus usou o que aconteceu com a mulher de Ló, para nos advertir para que não fiquemos apegados às coisas desse mundo, e sejamos deixados para trás no dia da segunda vinda de Cristo e do arrebatamento da igreja. “Lembrem-se da mulher de Ló” (Lucas 17:32 NVI).

Os dez dos príncipes que haviam espiado a terra prometida. Esses homens eram líderes de suas tribos, tinham visto os sinais que Deus havia operado no Egito, no Mar Vermelho, andavam debaixo da nuvem, comiam do maná a cada manhã; eles tiveram a oportunidade de pisar na terra prometida durante quarenta dias, mas com incredulidade, eles difamaram a terra e levaram o povo de Israel ao pecado da murmuração, ao desespero e a morte no deserto  (Números 13).

Sansão, o Senhor Deus enviou o seu anjo para falar com os seus pais, que ele seria consagrado ao Senhor desde o ventre materno para ser um grande líder de sua nação, mas quando adulto, ele jogou fora todas as oportunidades que Deus lhe deu, isso, por causa do pecado da desobediência aos seus pais e a Deus; devido ao seu pecado, ele não cumpriu o propósito de Deus para a sua vida, perdeu a oportunidade de governar o povo de Israel e morreu jovem (Juízes 13).

O rei Saul, ele foi escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel, o Senhor lhe deu várias oportunidades de estabelecer o reino sobre Israel, mas devido ao seu pecado de rebeldia e desobediência ao profeta Samuel e a Deus, ele perdeu a grande oportunidade de ter o seu reino confirmado para sempre sobre a nação de Israel (1 Samuel 13:8-14 NVI).

Judas Iscariotes, ele foi chamado por Jesus para ser um dos doze apóstolos, teve a oportunidade de andar com Jesus durante três anos e meio, porém, no final ele deu lugar a satanás, traiu a Jesus e o vendeu por trinta moedas de prata, assim, ele perdeu a grande oportunidade de ser um dos doze apóstolos do cordeiro de Deus (Mateus 26:14-16 NVI).

Jerusalém, os habitantes da cidade de Jerusalém não entenderam o tempo da visitação do Deus, mataram os profetas enviados pelo Senhor, e, ao rejeitar o Senhor Jesus Cristo eles perderam a sua oportunidade de salvação e de ser uma grande benção para todas as nações da terra (Mateus 23:37-39 NVI).

A cidade Jerusalém e o seu templo majestoso foram completamente destruídos pelas tropas romanas sob o comando do general romano Tito, no ano 70 dC; então, o povo judeu ficou disperso entre as nações durante 1878 anos, até o dia 14 de maio de 1948, quando Israel foi reconhecido pela ONU como nação.

O jovem rico, ele foi até Jesus com boa intenção, com a pergunta certa, mas ao ouvir as condições para o discipulado estabelecido por Jesus, ele foi embora,  jogou fora a sua oportunidade de Salvação, de servir ao Senhor, desapareceu na escuridão da história e perdeu a sua vida (Mateus 19:16-24 NVI)

Que oportunidades Deus te deu e você perdeu? O que você pode fazer para recuperar?

2 – Como aproveitar ao máximo as oportunidades?

Junte-se a Deus naquilo que Ele já está fazendo na terra em nossa geração. Pela fé, obedeça o chamado de Deus. “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia” (Hebreus 11.8).

Deixe a sua zona de conforto.

“Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu” (Mateus 9.9).

Seja sábio no uso do tempo.

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90.12).

Vigie e ore o tempo todo.

“Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6.18).

Ore sem cessar.

“Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5.17).

Seja forte e corajoso.

“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés ordenou a você; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar” (Josué 1:7-8 NVI).

Arrisque! Faça o que você nunca fez antes.

“Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: ‘Coragem! Sou eu. Não tenham medo!’ Senhor, disse Pedro, ‘se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas’. ‘Venha,’ respondeu ele. Então, Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus” (Mateus 14:25-29 NVI).

Todos os filhos de Deus, discípulos de Jesus Cristo, podem realizar coisas extraordinárias para Deus, quando aproveitam ao máximo as oportunidades.

Faça o bem aos membros da família de Deus.

“Enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, mas especialmente aos da família da fé” (Gálatas 6.10).

Você só tem uma oportunidade de ser uma benção para esta geração, é agora.

Você só tem uma oportunidade de ser um homem segundo o coração de Deus, é agora.

Você só tem uma oportunidade de ser um bom pai, uma boa mãe, é agora.

Você só tem uma oportunidade de ser um bom filho, é agora.

Você só tem uma oportunidade de mudar a história de nossa sociedade, é agora.

Você só tem uma oportunidade de marcar esta geração com o poder de Deus, é agora.

Ouça a voz do Espírito Santo, obedeça a direção que Ele está dando a você.

O Senhor Deus está dando a você a grande oportunidade servi-lo nesta geração, se você falhar, Ele levantará outra pessoa, porém, o trabalho do Senhor não deixará de ser feito, porque o Deus todo poderoso é dono da obra. Se você perder as oportunidades que Deus está te dando, então, você ouvirá no último dia:

“Servo mau e negligente,  lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 25.30).

Se você aproveitar ao máximo as oportunidades que Deus está te dando, então, você ouvirá no último dia: “Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mateus 25.21,23).

Temos que aproveitar ao máximo cada oportunidade porque só temos uma vida para viver, logo ela passará somente o que fizermos por Cristo, permanecerá.

Aproveite ao máximo as oportunidades que Deus está colocando diante de você, então, você será uma grande benção para esta cidade, o Brasil e as nações.

Creia de todo o coração. Vai valer a pena!

Amém! Aleluia!