Desde 2014, mais de 26000 artigos.
,/2018

Cidade tem série de ações para incentivar amamentação

Cidade
10 de agosto de 2017

Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Banco de Leite, incentiva ações nas unidades de saúde; Maternidade promove palestra (Foto: Divulgação)

Agosto é o mês do movimento global pela amamentação. Em Marília uma série de ações são realizadas, por meio de diferentes instituições e entidades, para destacar a importância do ato de amamentar.

Estão previstas palestras, oficinas, orientações às mães, encontros técnicos entre profissionais, atividades em unidades de saúde e decoração na cor dourada, que remete ao tema

A enfermeira Sandra Domingues, supervisora do BLH (Banco de Leite Humano), um serviço da Secretaria Municipal de Saúde, explica que foram transmitidas instruções, por meio da equipe de coordenadoras da Atenção Básica, a todas as unidades de saúde de Marília.

“Nosso esforço é para que as unidades de saúde do município abordem o tema nos grupos de gestantes, realizem consultas e ações de incentivo à puericultura, captem doadoras e alimentem o Sisvan – Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional”, disse.

Foram sugeridos às equipes promover a decoração das unidades, realizar outras ações educativas, como palestras, teatros, vídeos, fotos, desenhos; além de confecção de materiais para orientações às gestantes e puérperas quanto à amamentação.

Comunicado do Banco de Leite foi encaminhado a todas as unidades, reforçando o convite à II Mostra Municipal de Aleitamento Materno, com o tema nacional ‘Trabalhando juntos para o bem comum’. A agenda completa das ações institucionais da Secretaria Municipal de Saúde, com as respetivas datas, será divulgada em breve.

Os objetivos, explica Sandra, são ampliar a conscientização sobre a amamentação, atender mulheres e sanar dúvidas para que o ato seja facilitado, reconhecer e valorizar as iniciativas bem sucedidas na rede do SUS (Sistema Único de Saúde).

As unidades mais engajadas na proposta do Agosto Dourado serão premiadas durante o Chá das Doadoras, com previsão para o mês de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

As ações contam com a parceria do Nepem (Núcleo de Educação Permanente), Grupo Técnico Saúde da Criança, do Adulto, Divisão de Projetos, Atenção Básica, entre outros setores e serviços da Secretaria Municipal de Saúde.

PARCERIA

A supervisora também ministrará palestra na Associação Feminina e Maternidade Gota de Leite, a convite da instituição. O evento, marcado para o próximo dia 14, às 14h. O evento é destinado aos colaboradores, pacientes e outras puérperas que recebem atendimentos pós-parto.